12 distritos de Portugal Continental sob ‘aviso amarelo’

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou 12 distritos sob ‘aviso amarelo’ devido à previsão de persistência de valores elevados de temperatura máxima até domingo.

Estão sob ‘aviso amarelo’ os distritos de Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Évora, Setúbal, Beja, Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco e Portalegre.

Segundo o Instituto, o ‘aviso amarelo’ vai estar em vigor entre as 12.00 de hoje e as 21:00 de domingo.

O ‘aviso amarelo’, o terceiro mais grave, significa situação de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo e vento a moderado do quadrante leste, soprando moderado, de noroeste no litoral oeste durante a tarde e de nordeste nas terras altas até ao início da manhã e a partir do final da tarde.

A previsão aponta ainda para uma pequena subida de temperatura, em especial na região Centro.

No que diz respeito às temperaturas, em Odemira vão oscilar entre 14 e 29 graus, em Alcácer do Sal entre 13 e 38, em Grândola entre 16 e 36, em Santiago do Cacém entre 17 e 32, em Setúbal entre 16 e 36 e em Sines entre 16 e 29.

Hoje também Portugal Continental apresenta risco ‘muito elevado’ de exposição à radiação UV.

Para as regiões com risco ‘muito elevado’, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o UV é ‘baixo’, 3 a 5 (‘moderado’), 6 a 7 (‘elevado’), 8 a 10 (‘muito elevado’) e superior a 11 (‘extremo’).

Fonte: LUSA

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*