Hora do Planeta assinalado em Grândola e Odemira

cartazregional_461868A Hora do Planeta, que pretende deixar o mundo às escuras durante uma hora, tem a adesão de 94 cidades portuguesas, que vão apagar as luzes em monumentos e edifícios públicos, e de cidadãos, para defender a sustentabilidade da natureza.

Na edição deste ano, a terceira em Portugal, a organização internacional de conservação da natureza WWF volta a incentivar todos os países a desligar a eletricidade entre as 20:30 e as 21:30 deste sábado, e propõe uma atividade diferente.

Ao “apagão” junta-se a realização de uma mega aula de yoga em Lisboa e mais nove cidades portuguesas (Cascais, Oeiras, Santarém, Coimbra, Évora, Aveiro, Tomar, Portalegre e Batalha).

O município de Grândola compromete-se a desligar as luzes por 60 minutos, durante a Hora do Planeta, nos seguintes monumentos e edifícios: Universidade Sénior de Grândola, Estátua do Dr. Jacinto Nunes, Monumento à Liberdade, Monumento a José Afonso, Reservatório Elevado de Água na Praça do Município, Coreto, Cineteatro Grandolense, Edifício da Sociedade Musical de Fraternidade Operária Grandolense, Fachada do Pavilhão Desportivo José Afonso, Edifício Municipal dos Serviços de Educação e Cultura, Parque de Feiras e Exposições e Parque Desportivo Municipal.

No âmbito da evolução da campanha Hora do Planeta e do conceito ‘Para além da Hora e Eu faço se tu Fizeres’ o município compromete-se em 2014 a realizar ações de sensibilização ambiental dirigidas à população do Concelho para o uso eficiente da água, no quadro do Plano de Ação para a Eficiência Hídrica e aos alunos das sete Eco escolas do município, com a organização de visitas ao sistema intermunicipal de recolha e valorização de resíduos, e ainda a limpeza dos 45 quilómetros da frente atlântica do concelho por grupos de voluntários durante a segunda quinzena de maio.

O Município de Odemira vai aderir à iniciativa “Na Hora do Planeta”, desligando as luzes dos Paços do Concelho, da Ponte Pedonal e do Parque Municipal de Oficinas e Viaturas, entre as 20.30h e as 21.30 horas.