Galp Energia avança com mestrado em engenharia do petróleo

ispgArrancou hoje a 1ª edição do mestrado em engenharia do petróleo, uma iniciativa pioneira em Portugal desenvolvida pelo Instituto de Petróleo e Gás e pela Galp Energia, em conjunto com a universidade escocesa Heriot Watt.

O momento foi assinalado numa cerimónia de receção aos novos alunos, onde estiveram presentes o Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Pedro Lomba, a Secretária de Estado da Ciência, Leonor Parreira, e representantes do ISPG, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e da universidade Heriot Watt.

O mestrado em engenharia do petróleo é um programa de formação superior que oferece uma experiência de aprendizagem fortemente baseada nas necessidades específicas da indústria de petróleo e gás. O curso tem 12 meses de duração e decorre no campus da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, sendo o inglês o idioma de ensino. O corpo docente é formado por professores da HWU e docentes dos associados científicos e industriais do ISPG.

A primeira edição do mestrado irá receber alunos com idades entre os 24 e os 31 anos de diversas áreas de formação e nacionalidades distintas. Das mil candidaturas recebidas pelo ISPG, apenas 20 foram selecionadas para integrar a primeira turma, preenchendo todas as vagas disponíveis.

O ISPG visa promover o desenvolvimento, transmissão e difusão da ciência e tecnologia aplicada às atividades da fileira energética, em especial do petróleo e gás.

O objetivo é potenciar a competitividade das indústrias de energia através da formação avançada de quadros técnicos e da criação de uma rede de cooperação entre empresas, instituições de ensino superior e outras entidades públicas e privadas de I&D e de inovação industrial.