Santiago do Cacém: ‘Livro ‘Pão das Mulheres’ lançado no Museu Municipal

O Museu Municipal de Santiago do Cacém  recebeu, no passado dia 29 de dezembro, a apresentação do livroPão das Mulheres”,  da autoria de Mouette Barboff, publicada pela Âncora Editora .

A obra sistematiza e dá a conhecer um amplo conjunto de práticas, técnicas e costumes relativos aos processos tradicionais de confeção do pão,  os processos de cultivo e moagem dos cereais (trigo, centeio e milho)  que constituem a sua matéria-prima, assim como os universos relativos aos contextos sociais que conferem sentido e relevância à produção e ao consumo do pão caseiro em Portugal.
Um documento sobre o contexto social e o espírito de solidariedade, sobre crenças e rituais de fecundidade usados na confeção do pão e registados em quatro comunidades localizadas em três zonas distintas entre as quais a  cooperativa Estrela Vermelha em Alvalade- Santiago do Cacém .

Suportado por intenso trabalho de campo realizado pela autora, Mouette Barboff, ao longo dos anos 1980 e 1990, “Pão das Mulheres” é um verdadeiro repositório de práticas, técnicas e costumes que envolvem o cultivo e a colheita de cereais, a moagem do grão, a amassadura, a tendedura, a cozedura e o consumo do pão doméstico, de trigo, de centeio, de mistura e de milho.

Uma tarde de emoções com a recordação de momentos vividos em Alvalade, que contou com a presença da Vice-Presidente da Câmara Municipal, Margarida Santos.

Muitos dos presentes na sessão conviveram de perto com Mouette Barboff, e participaram nesta recolha das tradições.

“Pão das Mulheres” é uma obra ímpar sobre o pão caseiro em Portugal, que pretende contribuir para a valorização das mulheres do campo e da cultura do pão do nosso País.

Fonte: CMSC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *