Adjudicada obra de requalificação do IC1 entre Grândola e Alcácer do Sal – IP

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou esta quinta-feira ter adjudicado a empreitada de requalificação do troço do IC1 entre Alcácer do Sal e Grândola. A intervenção envolve um investimento de 4,6 milhões de euros e visa a requalificação de 15,7 quilómetros do IC1, entre Alcácer do Sal, no entroncamento com a EM120, e Grândola Norte, no entroncamento com o IC33.

Como anunciado em abril do ano passado, a empreitada terá ter inicio no primeiro trimestre de 2018 e engloba, entre outros, a reabilitação estrutural do pavimento; a renovação, readaptação e complemento da sinalização e dos equipamentos de segurança e a instalação de sistemas semafóricos, a requalificação dos Sistemas de Drenagem, que inclui a execução de Passagens Hidráulicas e a limpeza e reparação das valetas, intervenções de Integração Paisagística e outras obras complementares como a Construção de Canal Técnico Rodoviário, a Colocação de Telas Anti Raízes e instalação de Sistemas de Acalmia de Tráfego.

Recorde-se que este troço do IC1, estava anteriormente integrado na subconcessão do Baixo Alentejo e apenas regressou para jurisdição direta da Infraestruturas de Portugal em abril de 2017. “Desde essa data foram desenvolvidos todos esforços para o mais rapidamente possível ser executada a necessária obra de requalificação desta estrada”, adianta a IP.

Logo no início do mês de abril, e por forma a corrigir algumas das patologias existentes na estrada, a IP avançou com trabalhos de reabilitação funcional do Pavimento, envolvendo a execução de fresagens, remoção das deformações originadas pelas raízes e aplicação de camada betuminosa nas zonas intervencionadas.

A realização desses trabalhos, que envolveram um investimento de 339 mil euros, permitiu assegurar melhores condições de circulação, garantindo um nível médio de serviço e qualidade da estrada enquanto se desenvolveu o procedimento legal necessário para execução da intervenção mais profunda e abrangente que agora irá ter inicio.   

A concretização desta intervenção irá “melhorar fortemente as condições de circulação e segurança dos milhares de automobilistas que diariamente circulam no IC1”, conclui a Infraestruturas de Portugal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *