Água de Alqueva vai chegar a Sines

A EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, S.A. e o Grupo AdP – Águas de Portugal, vão assinar acordos de cooperação técnica e operacional com vista a reforçar o abastecimento de água na região do Alentejo.

A cerimónia, que contará com a presença dos Ministros da Agricultura, Luis Capoulas Santos, e do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, terá lugar no próximo sábado, dia 17 de fevereiro, pelas 10:00h, na Estação Elevatória do Estácio, local onde já decorrem obras da empresa Águas Públicas do Alentejo para a uma nova Estação de Tratamento de Águas.

Os acordos entre as duas entidades públicas visam aumentar a fiabilidade e resiliência dos sistemas de abastecimento de água, dando resposta aos efeitos decorrentes das alterações climáticas. Esta colaboração será concretizada através da criação de novas ligações a partir de condutas do sistema de Alqueva a albufeiras e Estações de Tratamento de Água, geridas por empresas do Grupo AdP, e do reforço de ligações atuais.

Entre as obras previstas, constam a ligação de Alqueva a Sines, à albufeira do Monte da Rocha e o reforço à albufeira da Vigia.

Está ainda prevista a realização de estudos relativos a outras infraestruturas de abastecimento de água para responder aos cenários mais exigentes de escassez hídrica na região do Alentejo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *