Alcácer do Sal: Crianças participaram nas comemorações do Dia da Floresta Autóctone

Dia da Floresta Autótone- Mata Valverde 129

130 crianças dos ensino pré- escolar e do 1º ano participaram esta segunda-feira nas comemorações do Dia da Floresta Autóctone na Mata Nacional de Valverde.

Divididos em grupos, as crianças visitaram o viveiro florestal, onde tiveram oportunidade de plantar sobreiros e pinheiro manso, assistiram a atividades de sensibilização para a conservação da floresta e à anilhagem de aves, assim como à colocação e verificação de ninhos e abrigos artificiais.

A Mata Nacional de Valverde, situada no concelho de Alcácer do Sal tem 952 hectares e está arborizada numa superfície de 876 hectares, tendo como espécie principal o pinheiro-manso (que ocupa 68% da área da Mata), seguido do sobreiro (ocupando cerca de 12% da área) e do pinheiro-bravo e folhosas diversas.

É uma Floresta Autóctone, constituída por árvores originárias do próprio território. As florestas autóctones fazem parte do nosso ecossistema.

São importantes lugares de refúgio e reprodução para um grande número de espécies animais, muitas delas também em vias de extinção.

Fonte:CMAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*