Alcácer do Sal: Dia Internacional dos Museus assinalado com música e exposições

6º Aniv.Cripta 18-04-2014 168O concelho de Alcácer do Sal vai assinalar o Dia Internacional dos Museus, que se comemora no dia 18 de maio, com música, exposição e visitas guiadas gratuitas a espaços museológicos.

A antecipar a efeméride, o Museu Etnográfico do Torrão – MET acolhe no dia 17 (sábado) duas iniciativas: uma exposição e um concerto.

Pelas 16h, vai ser inaugurada a exposição “O Torrão de Joaquim Roupa – tributo à sua obra”, que reproduz com rigor alguns dos principais e mais emblemáticos elementos históricos e arquitetónicos da freguesia em preciosas miniaturas feitas à mão, seguindo-se a atuação do Coro da Universidade Sénior do Torrão.

O Torrão de Joaquim Roupa – tributo à sua obra” pode ser visitado até 14 de julho, de segunda a sexta-feira e nos primeiros e terceiros sábados do mês, das 9h às 13h e das 14h às 17h.

A habitual Noite dos Museus realiza-se também no Museu Etnográfico do Torrão, com este espaço a acolher um concerto de Maria Mirra Covers a partir das 21h30.

No dia 18 de maio (domingo), o MET vai estar aberto ao público entre as 10h e as 13h e das 14h às 18h. Por seu turno, a Cripta Arqueológica, situada debaixo da Pousada do Castelo de Alcácer, vai ter horário alargado das 9h à meia-noite, com entradas e visitas guiadas abertas ao público. O mesmo se aplica às duas estações arqueológicas da zona adjacente do castelo (fórum romano de Salácia Urbs Imperatoria).

O Dia Internacional dos Museus celebra-se anualmente desde 1977, na sequência de uma proposta do Conselho Internacional dos Museus (organismo da UNESCO). Este ano, a efeméride obedece ao mote “Museus: coleções criam conexões”, aludindo a facto de estes espaços serem instituições vivas que ajudam a criar laços entre visitantes, gerações e culturas em todo o mundo.