Alcácer do Sal: Férias de verão ocupam crianças e jovens do concelho

Dia Internacinal -Livro Infantil-2-o4-2014 (15)As férias de verão das crianças e jovens do concelho até aos 12 anos de idade vão ser ainda mais animadas, com a promoção de um conjunto de atividades semanais pela Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal, que pretende ocupar os seus tempos livres de forma lúdica e educativa.

Entre junho e setembro, a Câmara de Alcácer do Sal coloca à disposição dos mais novos, de forma gratuita, o acesso a iniciativas que se realizam na Biblioteca da cidade de segunda a sexta-feira, entre as 10h30 e as 19h.

Às segundas-feiras realiza-se, da parte da manhã, a Hora do Conto, seguida de um ateliê referente ao livro apresentado. Da parte da tarde, as crianças podem participar no ateliê de teatro, onde vão desenvolver a peça “A Sopa de Pedra” para apresentarem ao público no final das férias.

As terças-feiras começam com o ateliê “Pequenos Inventores”, onde os mais novos podem desenvolver trabalhos manuais que fomentam a sua criatividade, tendo por base o uso de diferentes tipos de materiais. Durante a tarde, são os jogos tradicionais, como o lencinho, a cabra cega e a apanhada, a fazerem as delícias dos mais novos.

Durante as quartas-feiras, as artes ocupam as manhãs num ateliê artístico, onde são utilizados vários materiais para as crianças pintarem, desenharem e recortarem. Da parte da tarde decorre um clube de leitura, onde é escolhido um livro pelas crianças que depois leem em voz alta.

As quintas-feiras desafiam os conhecimentos dos mais novos, através de peddypapers e bibliopapers. A música não fica de parte, pois à tarde vão ser realizadas sessões de karaoke.

Durante as sextas-feiras, as crianças, acompanhadas pelos técnicos da Biblioteca, podem recriar várias receitas no ateliê de doçaria. À tarde, podem apreciar êxitos da sétima arte, numa sessão de cinema.

As crianças vão ter ainda a possibilidade de realizar atividades à sua escolha todos os dias, ao final da tarde.

Este é mais um apoio às famílias que, nos meses de férias escolares, têm poucas alternativas para ocupar os seus filhos, proporcionando-lhes um ambiente saudável e seguro.

Fonte:CMAS