Alcácer do Sal: IHRU pronuncia-se favorável à Estratégia de Reabilitação Urbana

 

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) pronunciou-se favoravelmente quanto à Estratégia de Reabilitação Urbana que a Câmara Municipal de Alcácer do Sal apresentou para a zona mais antiga da cidade. 

De forma a reabilitar o espaço público e os edifícios, que se encontram degradados na área de intervenção, a autarquia desenvolveu uma operação de reabilitação urbana simples, com alguns benefícios de isenção ou redução de taxas municipais e a possibilidade dos proprietários privados ou públicos usufruirem de outros incentivos previstos na lei nomeadamente no estatuto dos benefícios fiscais. 

A Câmara Municipal enviou ao IHRU o documento estratégico. Após parecer favorável, o Instituto afirmou que“ o documento se alicerça num diagnóstico coerente da área intervenção”.

Para além desta operação de reabilitação urbana destinada à recuperação do edificado, a própria Câmara Municipal de Alcácer do Sal tem em curso uma série de intervenções no espaço público tais como o Interface de Transportes da Zona Ribeirinha Nascente, a criação dos corredores cicláveis do bairro da Quintinha e Forno da Cal (já construídos), a iluminação cénica do património edificado (a decorrer) e a recuperação do Museu Pedro Nunes também em curso.  

A remodelação da rede de abastecimento de águas e esgotos na Calçada da Fonte Nova já concluída também se insere nesta estratégia de modernização e revitalização da cidade.

Fonte: CMAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*