Alcácer do Sal: Ministra da Agricultura visita a PIMEL

2'014-23-06-Pimel 4º dia 484A Ministra da Agricultura, Assunção Cristas visitou ontem a PIMEL – XXIV Feira do Turismo e das Atividades Económicas que encerra esta terça-feira – Feriado Municipal.

A ministra visitou o Pavilhão das Atividades Económicas onde se encontram vários expositores representantes do vinho, azeite, do pinhão, do mel e do turismo. Assunção Cristas, a convite do Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, teve oportunidade de conversar com os vários expositores presentes, entre eles a Herdade de Vale da Arca,produtora de azeite, sediada na freguesia do Torrão, a Associação de Produtores de Vinho da Costa Alentejana, cuja sede se encontra atualmente em Alcácer do Sal.

A Ministra da Agricultura ouviu os produtores a solicitarem a certificação dos produtos, tais como o arroz e o pinhão, o que aconteceu no stand da PINEX – Empresa de Alcácer exportadora de miolo de pinhão. Assunção Cristas visitou igualmente o stand da Herdade da Barrosinha, também o das Pousadas de Portugal e o da Herdade da Comporta, onde ficou a saber os investimentos que estão a ser feitos ao nível da agricultura, tais como a produção de tomate, fruta e vinho e o trabalho que está a ser desenvolvido na Herdade da Comporta para controlar o nemátodo do pinheiro.

Os responsáveis da Herdade da Comporta explicaram à ministra que a praga está controlada naquela zona do concelho e nesta altura estão já a ser multiplicadas árvores imunes ao nemátodo devido à investigação. No final da visita, a Ministra da Agricultura disse que encontrou em “Alcácer do Sal organizações de produtores e empresas a trabalhar em defesa dos bons produtos da região, não só o arroz que é o mais conhecido, mas também os vinhos, o azeite e o pinhão”.

A ministra acrescentou que “no que diz respeito ao desenvolvimento local perguntaram-me várias vezes, o que demonstra o interesse, sobre os próximos fundos comunitários”, adiantando que leva de Alcácer do Sal “uma região viva, dinâmica, a apostar na agricultura e na diversificação, uma região que está empenhada em trazer outras valias, tais como o turismo, tirando partido do Rio Sado, a âncora natural e com muita vontade de crescer e de mostrar ao país e no estrangeiro a qualidade da região e dos seus produtos”.

A PIMEL 2014 termina esta terça-feira, com destaque para a realização do Colóquio “O Futuro da Agricultura”, organizado pela Associação de Agricultores de Alcácer do Sal.

Fonte:CMAS