Alcácer do Sal: Organização de Proprietários de Terra visita Cripta Arqueológica

Alcácer do Sal recebe esta terça-feira uma delegação da Organização de Proprietários de Terras.

Cerca de 15 pessoas desta organização vão visitar a Cripta Arqueológica do Castelo de Alcácer do Sal ao final da tarde, onde vão ser recebidos pela Vice – Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Ana Chaves.

Após a visita os elementos desta organização europeia vão visitar o Centro Histórico da cidade acompanhados pelos técnicos de turismo da autarquia. O jantar será também em Alcácer do Sal, num restaurante local.

Nesta delegação que se encontra em Portugal a visitar fábricas de tomate, encontra-se o Presidente da Organização que foi criada em 1972.

A Organização Europeia de Proprietários de Terras (ELO) contribui para estreitar a cooperação entre as comunidades rurais, tendo como objetivo combater os desafios do êxodo rural provocadas pela urbanização e pela globalização.

A ELO representa um grande número de negócios da família rural e empresas, bem como proprietários individuais na Europa envolvidos em atividades como a agricultura, silvicultura e cortiça, produção de vinho, caça e pesca, bem como água e tratamento de resíduos.

A ELO propõe-se ainda a incentivar o desenvolvimento e a gestão sustentável, promovendo simultaneamente a biodiversidade, bioenergia sustentável, a segurança alimentar, embalagem responsável e combater as alterações climáticas.

A ELO também se esforça para defender os direitos de propriedade, nomeadamente no uso da terra, cidades, imóveis, casas e jardins históricos. Para conseguir tudo isso, a ELO conta com a capacidade da organização para reunir agentes rurais, ONGs e decisores políticos a nível local, regional, nacional e europeu.

A ELO tem sede em Bruxelas permanecendo em contato direto com os tomadores de decisão política ao mais alto nível, líderes econômicos e dos vários intervenientes envolvidos nas atividades rurais.