Alcácer do Sal recebe este fim de semana Feira Nova de Outubro

Alcácer do Sal está prestes a cumprir a tradição ao realizar a edição de 2017 da Feira Nova de Outubro, um certame cujas origens remontam ao século XVIII e que vai decorrer de 29 de setembro a 1 de outubro, no Parque de Feiras e Exposições da cidade.

Ao longo de três dias de festa, o recinto acolhe os feirantes e as suas mercadorias diversas, tais como artesanato, quinquilharias, produtos regionais, vestuário, calçado, malas e brinquedos. Este é também o momento para se adquirir os ansiados primeiros frutos secos da época, cujas bancas estão instaladas numa das ruas da feira que mais visitantes recebe, em busca de nozes, castanhas, figos secos e amêndoas, mas também de géneros alimentares, que vão das azeitonas e batata-doce aos bolinhos de amêndoa e múltiplos queijos.

O Pavilhão Gracieta Baião alberga expositores de associações e entidades, que mostram assim ao público as suas atividades, serviços e produtos, aproveitando ainda a oportunidade para firmar negócios. O desporto não fica esquecido e o Pavilhão recebe no sábado (30 de setembro), pelas 16h, uma aula livre de Zumba, da Associação Ritmus D’Alcácer.

A fazer as delícias das crianças e jovens, os carrosséis, desde os tradicionais barquinhos na água aos carros de choque, junto aos quais roulottes de comes e bebes proporcionam momentos de convívio.

Convívio, comida, bebida e muita música e animação é o que se pode encontrar na tenda das tasquinhas, sita nas traseiras do Pavilhão Gracieta Baião e por cujo palco vão passar grandes artistas. Na sexta-feira (dia 29), pelas 21h atua o Quarteto Melodias de Sempre, a que se segue Ana Malhoa, que vai interpretar êxitos como “Tá Turbinada”, “Encaixa Baby Encaixa” e “Sube la Temperatura”.

A noite encerra com DJ Foksen. No sábado (30 de setembro), o fado está em destaque a partir das 21h, com o palco a pertencer aos fadistas alcacerenses Mariana Botas, Ana Botas e Fábio Veríssimo. Pelas 22h30, a música muda de tom e transita para os ritmos de Berg, que venceu o programa “Factor X Portugal” em 2014, um marco que o impulsionou para uma carreira a solo.

Do seu repertório fazem parte “Tempo”, “Ma Belle”, “Se eu disser” e a sua emblemática versão do tema “Chuva”. A música prolonga-se noite dentro com Oskar.dj. Já no domingo (1 de outubro), as atuações arrancam às 21h30 com Black Mama’s – Tributo a Tina Turner e Whitney Houston.

Às 23h canta-se em português, com a Bandalusa e a noite encerra com DJ Angelita.

Salienta-se ainda a realização da tradicional corrida de toiros à portuguesa, agendada para sábado (30 de setembro), às 17h, na Praça de Toiros João Branco Núncio e que vai ficar marcada por um histórico confronto de ganadarias: Miura vs Graves.

Vão ser então lidados seis toiros de cada ganadaria, pelos cavaleiros João Moura, Luís Rouxinol e Francisco F. Núncio (cavaleiro praticante); as pegas estão a cargo dos Forcados Amadores de Santarém e Montemor. A abrilhantar a corrida vai estar a banda da Sociedade Filarmónica Amizade Visconde de Alcácer.

A Feira Nova de Outubro nasceu de uma Provisão de 13 de março de 1782 (reinado de D. Maria I), enviada à Câmara Municipal de Alcácer do Sal e que determinava que no primeiro domingo de outubro de cada ano haveria uma feira franca por três dias. Gradualmente, o certame promovido pela autarquia ganhou o seu espaço, sendo uma das marcas identitárias do município que atrai inúmeros visitantes.

Fonte: CMAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*