Alcácer do Sal: Torre do Relógio vai ser recuperada

O Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença participa esta tarde na sessão de assinatura de contratos de financiamento referentes a projetos de património cultural.

A cerimónia agendada para as 14h30, na Galeria de Exposições da CCDRA, em Évora, conta com a presença dos Secretários de Estado do Desenvolvimento Regional e da Cultura.

São dezasseis novos projetos na área do património cultural que vão ser desenvolvidos no Alentejo, num investimento total de 12,8 milhões de euros, com um financiamento comunitário que ronda os 10,2 milhões.

A Torre do Relógio de Alcácer do Sal, é um dos monumentos com verba prevista neste pacote para a sua recuperação.

A Torre do Relógio foi visitada em 2012 por técnicos da Direção-Geral do Património Cultural, que na altura apontaram para o “desgaste generalizado do reboco em cal devido a erosão do vento e chuva” na parte superior, “inclusive com erosão e lacunas já nas alvenarias e friso” na torre sineira, e fissuras e fendas horizontais no reboco na zona do murete do miradouro.

Ainda de acordo com os técnicos “nos restantes paramentos é visível o descolamento do reboco mas não se verificam fissuras de especial relevância”.

Entre as intervenções previstas está a “limpeza total da torre a seco”; a colocação de redes que impeçam a entrada de pombos; a remoção das diversas fixações em metal oxidado, a “fixação do sino e ferragens necessárias após o seu tratamento e pintura” e a “remoção do tirante existente no murete do miradouro”.

Fonte:CMAS