Aljustrel: Câmara requalifica parque infantil da EBI/JI

A requalificação do Parque Infantil da EBI/JI foi a ação de maior destaque da Câmara Municipal de Aljezur no arranque de mais um ano letivo, para além da manutenção de todas as medidas de apoio a alunos e famílias.

O parque anterior, executado pela antiga Direção Regional de Educação, estava em muito mau estado, sendo necessário remover os equipamentos ali existentes e avançar para a reconstrução do espaço, orçada em 40 mil euros.

Para além de ter ganhado mais equipamentos, o parque pode ser utilizado por crianças mais velhas e o piso foi completamente remodelado.

“Este era um objetivo de elevada prioridade, a que conseguimos atempadamente dar a resposta necessária e que naturalmente nos deixa satisfeitos, mais até por sabermos que cumprimos em relação às crianças do concelho pois também é para elas que o esforço e o trabalho do município se dirige”, refere a autarquia, em comunicado.

Em relação às competências das autarquias em matéria de educação, o município garante que “manteve todas as medidas que visam apoiar os alunos e as famílias do concelho e garantir condições e oportunidades às crianças e jovens do concelho nos seus percursos escolares”.

A atribuição de escalões da ação social escolar, garantir a componente de apoio à família e as refeições escolares através de acordos com o Agrupamento de Escolas de Aljezur e a Casa da Criança do Rogil, a rede de transportes escolares no concelho desde o pré-escolar até ao ensino básico, a oferta dos manuais escolares aos alunos de todo o 1.º ciclo, são algumas das medidas citadas.

O apoio às visitas de estudo, ao Desporto Escolar, à iniciação ao meio aquático para todos os alunos do pré-escolar ao 9.º ano, aos alunos com necessidades educativas especiais, e de maneira geral aos projetos pedagógicos que vão sendo desenvolvidos, são outros destaques.

Também se mantém este ano o acordo alcançado no ano letivo anterior com a transportadora EVA, com custos totalmente suportadas pela autarquia, para que os alunos de Aljezur que frequentam as escolas secundárias de Lagos mantenham as condições de transporte casa-escola-casa substancialmente melhoradas, com a colaboração de ambas as escolas secundárias lacobrigenses (Júlio Dantas e Gil Eanes).

Irão ainda manter-se também as medidas de apoio para os alunos do ensino secundário e do ensino superior, designadamente subsídios de transporte e alojamento, no caso do secundário e as bolsas de estudo para o ensino superior.

O início do novo ano letivo foi ainda assinalado com a oferta de agendas escolares aos alunos do ensino básico e aos docentes e de uma lembrança especial para as crianças do ensino pré-escolar.