‘Arregaçar as Mangas por Santo André’ apela à participação ativa da população

A Junta de Freguesia de Santo André vai dar início, no próximo sábado, 3 de fevereiro, a um novo projeto que visa unir, envolver e cativar a população local para a participação ativa e para a cidadania.

‘Arregaçar as mangas por Santo André’ é o nome da iniciativa que tem como objetivo ajudar a dar resposta a pequenos problemas no espaço público. O presidente da Junta de Freguesia, David Gorgulho fala em pinturas, limpezas ou de pequenas reparações.

“Criar união em torno de pequenos problemas que existam no espaço público que estejam devidamente identificados e pretendemos que as pessoas aumentem o seu sentimento de pertença e a sua paixão pela terra e ao mesmo tempo que fiquem felizes ao ver que o seu trabalho pode dar frutos e que pequenas coisas que possam fazer no espaço público vai reforçar aquilo que é a atividade diária da Junta de Freguesia e da Câmara de Santiago do Cacém no espaço público”, adiantou à Miróbriga.

O autarca diz que cabe à junta de freguesia planificar as ações, fornecer os materiais e arregaçar as mangas.

“Nós [Junta de Freguesia] é que vamos fornecer todo o material, as condições logísticas e a orientação de trabalho. Também teremos no local um dos nossos funcionários para que possa orientar os trabalhos e o próprio executivo da junta vai dar o exemplo, arregaçar as mangas e vai para a rua ajudar a resolver esses pequenos problemas”.

O projeto vai permitir que se desenvolvam 24 ações ao longo do ano, que se dividem entre o primeiro e o terceiro sábados de cada mês, entre as 9h00 e as 13h00, em local a combinar, na cidade ou na zona rural, consoante a ação que estiver planeada. “Há muita coisa que pode ser feita não só na cidade como na zona rural da freguesia que também tem carências e necessidades e vamos tentar chegar ao maior número de locais possível”, concluiu.

Ainda durante a semana, a Junta de Freguesia de Santo André vai divulgar o local onde decorrerá a primeira das 24 ações de voluntariado que se vão realizar ao longo do ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *