Atletismo dia 8 dezembro em Aljustrel

Atletismo St Bárbara - Aljustrel 5 Dez 2015

A União das Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos, conjuntamente com o Município de Aljustrel e o NARM – Núcleo de Atletismo de Messejana, vai organizar mais uma edição, no próximo dia 08 de Dezembro, da prova de atletismo entre os bairros mineiros, a qual foi denominada de 5.º Grande Prémio de Santa Bárbara.

A prova de Absolutos tem PARTIDA marcada para as 11h30 da Galeria Mineira de Algares (galeria de acesso ao fundo da mina) local recentemente restaurado, passando pelo Malacate “Poço de Viana” equipamento que transportava os operários para o fundo da mina e Central de Compressores onde se localiza um museu de maquinaria industrial. A prova segue para o Bairro de Val D’oca, bairro mineiro de características originais, passando seguidamente por locais únicos relacionados com a atividade mineira antiga, integrados na Zona Mineira recentemente requalificada, nomeadamente: chaminé transtagana, zona da cementação.

A prova dos mais jovens com início pelas 9h30 será realizada no Bairro Mineiro de São João.

Entra-se então numa 2.ª fase da prova, contornando os bairros mineiros do Plano e Algares, subindo aos Moinhos, onde se destaca o de Malpique, que foi totalmente recuperado, de onde se desfruta de uma vista deslumbrante sobre as áreas de atividade mineira atual e antiga, lagoas e centro da vila.

Segue-se uma 3.ª fase, descendo à zona das Piscinas Municipais e virando para o recentemente requalificado Jardim 25 de Abril, subindo depois ao centro da vila com pavimentos betuminosos e de calçadas, passando pelo património religioso – igreja da Misericórdia, Igreja Matriz e Nossa Senhora do Castelo – ex-libris da vila, local onde se situa uma META VOLANTE depois de subir a monumental escadaria. Após o corte desta meta, deverá haver especial cuidado com o piso escorregadio e degraus existentes na descida para a Corta de São João, antiga mina, para passar à fase final da prova no bairro mineiro de São João – META, aproximadamente às 12h00, depois de percorridos aproximadamente 10km.

A União das Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos, continua a participar e a desenvolver várias atividades, quer desportivas, quer culturais, em estreita interligação com o nosso riquíssimo movimento associativo, sendo que muitas delas visam preservar a nossa cultura e costumes, incentivar a prática desportiva, procurar dinamizar o comércio tradicional e promover o nosso excepcional e incomparável património envolvendo cada vez mais a nossa comunidade.

Por tudo o anteriormente referido, estamos certos que iremos levar a efeito uma prova de atletismo com características únicas e que tem todas as condições para se tornar numa prova ainda mais importante no panorama regional e nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*