Bandeira Azul: Santiago do Cacém conquista dois galardões em 2014

533bandeira_azul13Santiago do Cacém vai hastear, este ano, duas Bandeiras Azuis nas praias de Fonte do Cortiço e Costa de Santo André. A autarquia considera este galardão “uma mais valia”

Rita Paulo

O Concelho de Santiago do Cacém conquistou duas Bandeiras Azuis e o Concelho de Sines conquistou Bandeiras Azuis em seis praias e uma marina em 2014, anunciou a Associação Bandeira Azul da Europa, no passado dia 30 de abril.

A Fonte do Cortiço e a Costa de Santo André são as praias que foram galardoadas pelo Concelho de Santiago do Cacém.

Albano Mestre, Vereador da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, explica quais são os critérios ambientais que são tidos em conta para a obtenção dos galardões,

Segundo o Vereador, a atribuição das bandeiras é uma mais valia para o Município,

A Praia Grande de Porto Covo, Praia da Ilha do Pessegueiro, Praia de Vale Figueiros – Vieirinha, Praia de Morgavel e Praia de São Torpes, candidatadas pela Câmara Municipal de Sines, e Praia Vasco da Gama, candidatada pela Administração do Porto de Sines (APS), são as praias que em 2014 ostentam o galardão europeu de qualidade balnear.

O Porto de Recreio de Sines, da responsabilidade da APS, foi também galardoado com uma bandeira azul, na categoria “portos de recreio e marinas”.

Está a decorrer em Sines o Programa Bandeira Azul 2014, sob o tema “Poluição dos Oceanos – esclarecer, planear e agir”, através de um conjunto de atividades ambientais e lúdicas para toda a comunidade, orientadas para a gestão sustentada dos oceanos.

A região Alentejo tem um total de 28 praias galardoadas este ano.