Borrego e Cabrito servidos à mesa de treze restaurantes nas Semanas Gastronómicas de Grândola

Borrego e Cabrito com aromas do campo como o alecrim, a hortelã e o tomilho, são a base das ementas nos treze restaurantes do concelho que participam a partir da próxima sexta-feira, na 23ª edição das Semanas Gastronómicas promovidas pelo Município de Grândola.

Ensopado de borrego, cabrito assado no forno ou borrego com ervilhas são alguns dos pratos mais tradicionais para saborear por cá entre 23 de março e 1 de abril. Creme de borrego com legumes, costeletas de borrego grelhadas em cama de puré de batata doce, carré de borrego aromatizado com tomilho e alecrim, cabrito à taberna com migas de cogumelos shipake ou costeletas fritas ao alinho com legumes assados são outras das saborosas propostas.

Esta iniciativa de promoção gastronómica tem como objetivo dar a conhecer e a saborear os produtos mais característicos da Dieta Mediterrânica considerada pela UNESCO Património Imaterial da Humanidade e que se distingue pela presença regular das sopas, cozidos e guisados, pão, frutos e produtos hortícolas, frutos secos, utilização de ervas aromáticas como condimento e consumo de azeite como principal gordura.

Por todo o Alentejo abunda esta diversidade de produtos absolutamente única, a que acrescentamos o porco, a caça e o borrego. O Concelho de Grândola apresenta uma vasta oferta de riquezas gastronómicas do interior e também do litoral, possuindo uma faixa costeira e zona estuarina onde ainda abundam algumas espécies.

Ao longo dos doze meses do ano as “Semanas Gastronómicas” dão a conhecer e a saborear os produtos mais característicos de cada mês.

Fonte: CMG

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *