Câmara de Sines aprova orçamento de 34,3 milhões de euros para 2019

A Câmara Municipal de Sines aprovou, por maioria (PS) e com uma abstenção (SIM), o orçamento para 2019 no valor de 34,3 milhões de euros.

De acordo com o presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas o aumento de dois milhões de euros em relação ao orçamento deste ano “deve-se ao rigor orçamental” com “taxas de execução muito acima do habitual”.

“Queremos que o orçamento reflita essa preocupação de rigor ao mesmo tempo que procuramos executar o que nos propusemos no início deste mandato”.

Entre os principais investimentos para 2019 estão as obras de requalificação da rua Marquês de Pombal, num valor superior a 1 milhão de euros, a 2.ª fase de requalificação do Bairro 1.º de Maio (700 mil euros) e do estacionamento junto ao Mercado Municipal (300 mil euros), a reabilitação do Mercado Municipal de Sines e a construção de um loteamento em Porto Covo.

O projeto de requalificação da rua Marquês de Pombal, numa extensão superior a 1 quilómetro, já está em fase de consignação e é a obra que terá o maior volume que requer cuidados especiais e aquela que terá um impacto, depois de concluída, bastante positivo em termos de mobilidade na cidade”, adianta o autarca.

A empreitada, com início previsto para janeiro do próximo ano, terá a duração de 12 meses e será dividida em duas fases “por forma a minimizar os impactos que irão existir durante o período de requalificação” daquela artéria. 

A obra contempla a reconstrução de toda a artéria principal” da cidade, desde os passeios aos pisos em alcatrão, “que serão substituídos por pedra”, e prevê alterações à circulação “passando a ter apenas um sentido [nascente-poente] permitindo melhorar a mobilidade dos peões”, acrescenta.

A requalificação da Quinta dos Passarinhos, o arranque da 3.ª fase de ciclovia e canais pedonais na Estrada da Floresta e um conjunto de outras intervenções de “loteamentos e arruamentos que requerem intervenção urgente”, como a Zona Industrial Ligeira (ZIL) 2, também estão contempladas no orçamento de 2019.

“Aguardamos a aprovação de duas candidaturas, que poderão chegar aos 7 milhões de euros, que vão permitir realizar uma intervenção muito importante para aquela área da cidade melhorando todo o espaço da ZIL que, ao longo de muitos anos, não tem sido alvo de intervenções”.

O orçamento prevê ainda a requalificação da Escola Primária da Quinta dos Passarinhos, investimento que ronda os 600 mil euros.

As Grandes Opções do Plano e o Orçamento para 2019 vão ser discutidos e votados na próxima reunião da Assembleia Municipal de Sines.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *