Notice: Trying to get property of non-object in /home/antenami/public_html/wp-content/plugins/styles/classes/styles-customize.php on line 150

Câmara de Sines reduziu dívida em 16% no exercício de 2017

O exercício económico do município de Sines em 2017 fica marcado pela redução do endividamento municipal em mais de 2,3 milhões de euros, passando de 14,6 milhões de euros para 12,3 milhões de euros (-16% relativamente a 2016).

A redução do endividamento municipal em 2017 foi obtida conjugando a redução do endividamento de médio e longo prazo e a redução do endividamento de curto prazo. Na dívida de curto prazo, destaque para a redução de 1,4 milhões na dívida aos fornecedores de conta corrente.

A redução da dívida é o principal resultado dos documentos da prestação de contas 2017, aprovados por maioria, pela Câmara Municipal de Sines, no dia 19 de abril de 2018, e apreciados favoravelmente pela Assembleia Municipal, no dia 27 de abril de 2018.

Além da redução da dívida, o exercício de 2017 fica também marcado pela taxa de execução da receita de 78%, a maior dos últimos 19 anos, que indica um reforço da sustentabilidade financeira do município.

Com efeito, o orçamento de 2017 teve compromissos que representaram 96% do montante orçamentado e uma faturação de 89%. Em termos de execução, ou seja, de despesa paga, cifrou-se em 25,1 milhões de euros, o que correspondeu à taxa de execução de 78%.

Refira-se também que o saldo corrente (diferença entre as receitas e as despesas correntes) permitiu ao município direcionar mais de 5 milhões de euros no último triénio para investimentos e amortização de dívida. De salientar, finalmente, o aumento do ativo municipal para 129,2 milhões de euros e a redução do passivo para 57 milhões de euros.

A estrutura da votação das contas nos órgãos municipais foi a seguinte: na Câmara Municipal, 4 votos a favor do PS e 1 abstenção do SIM; na Assembleia Municipal, 13 votos favoráveis do PS, 4 votos desfavoráveis da CDU e 3 abstenções do SIM.

Fonte: CMS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *