Capitania do Porto de Sines alerta para agravamento do estado do mar

A Capitania do Porto de Sines avisa toda a comunidade marítima e cidadãos em geral, que frequente as zonas costeiras e ribeirinhas ou que se encontre no mar, para o agravamento do estado do mar partir do final do dia de hoje, terça-feira, dia 27 de fevereiro, e com especial incidência nos dias 28 de fevereiro e 1 de março.

Em comunicado, a capitania alerta para a altura da ondulação que poderá atingir os 7 metros dos quadrantes oeste e sudoeste, o que provoca forte rebentação junto à faixa litoral. “As condições poderão ser muito adversas devido ao vento forte que se fará sentir dos mesmos quadrantes, podendo atingir rajadas de 80 Km/h”.

Nestas circunstancias, a autoridade marítima, aconselha a adoção de todas as medidas de segurança e de prevenção junto ao mar e que as pessoas se abstenham da prática de atividades lúdicas e passeios junto à costa e praias nas zonas expostas à agitação marítima.

Aos pescadores lúdicos de pesca à cana desaconselha-se vivamente qualquer atividade junto às falésias e zonas de arriba nas frentes costeiras, nos molhes portuários e nas praias atingidas pela rebentação das ondas.

Recomenda-se ainda que as tripulações das embarcações de pesca e de recreio redobrem a atenção no cumprimento de todos os procedimentos e regras de segurança, equacionando o regresso antecipado aos portos de abrigo até que as condições se tornem mais favoráveis.

Caso exista absoluta necessidade de se deslocar até à orla costeira, deverá manter-se uma atitude vigilante e ter sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras, conclui a Capitania do Porto de Sines.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *