CIMAA: Lança plano de promoção turística do distrito de Portalegre

 

CIMAA

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) lança esta quarta-feira um plano de promoção turística do distrito de Portalegre, com o objetivo de “dar a conhecer” os produtos e as “mais-valias” da região,desde o turismo de natureza ao património, passando pela gastronomia.

Face às características ambientais, patrimoniais e culturais específicas do Alto Alentejo, o POTAA tem como “proposta estratégica” a definição de quatro eixos de desenvolvimento, assentes nas temáticas dos percursos de natureza, birwatching, património, gastronomia e vinhos.

O plano prevê a criação de percursos pedestres e de uma ecopista no Parque Natural da Serra de São Mamede e a promoção da classificação de Elvas como Património da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

No POTAA está também inserida a promoção da candidatura de Marvão a Património Mundial, pela UNESCO, bem como estratégias de desenvolvimento para a área do turismo religioso.

“A promoção vai ser feita no país, mas também no mundo em articulação com a Turismo do Alentejo e Ribatejo e Turismo de Portugal”, disse.

O plano surge na sequência de um ciclo de debates promovido pela CIMAA e subordinado ao tema “Plataforma Alto Alentejo XXI”, em que o turismo foi referenciado como uma das áreas com maior potencial de desenvolvimento.

O trabalho contou com a participação e contributos de autarcas e técnicos dos 15 municípios que compõem o distrito de Portalegre, entre outras entidades ligadas ao setor do turismo, complementando o “Documento Estratégico Turismo do Alentejo 2014-2020”, recentemente aprovado pela Turismo do Alentejo e Ribatejo.

O POTAA vai ser apresentado na quarta-feira, pelas 09:30, no Auditório São Mateus, em Elvas, durante um workshop que deverá contar com a presença do secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes.