Comemorações do 25 de abril em Grândola (em atualização)

A Revolução de Abril vai ser assinalada na Terra da Fraternidade durante todo o mês de Abril e dedica especial atenção às artes.

No próximo dia 7 de Abril, Ana Aranha e Carlos Ademar apresentam o seu livro «No Limite da Dor – a Tortura nas Prisões da PIDE», numa sessão que vai contar com  a participação dos ex-presos políticos Aurora Rodrigues e Fernando Vicente, pelas 16 horas.

No dia 23 de abril a literatura volta a estar em destaque. No Dia Mundial do Livro, vai ser apresentado o livro «Forte de Peniche, Memória, Resistência e Luta» pelos organizadores Manuela Bernardino (membro da Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos) e José Pedro Soares  (ex-preso político, membro da União de Resistentes Antifascistas Portugueses). Participação de Manuel Candeias  (ex-preso político, membro da União de Resistentes Antifascistas Portugueses).

Abril documental volta a integrar a programação das comemorações da Revolução dos Cravos. O ciclo de Cinema exibe no Cineteatro Grandolense «Fernando Lopes Graça», de Graça Castanheira a 12 de abril e «Mudar de Vida. José Mário Branco, Vida e Obra», de Nelson Guerreiro e Pedro Fidalgo. No dia 20 de abril há teatro no Cine Granadeiro. “RESERVADO” com Leonor Alcácer, Helena Laureano e José Ferrador.

Os Quinta do Bill são a aposta do Município de Grândola para o espetáculo da noite de 24 de Abril. A Festa da Liberdade realiza-se no centro da Vila Morena, no espaço envolvente ao Complexo Desportivo Municipal José Afonso, e inicia-se com a animação de rua com original Bandalheira; 15 minutos depois será dado o tiro de partida para a tradicional Corrida da Liberdade e às 22 horas começa a arruada da Banda da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense. Os Quinta do Bill sobem ao palco a partir das 22h40. O espetáculo de Fogo-de-artifício Piromusical e os sons da DJoana – a DJ mais Old School completam a noite da Liberdade.

O dia 25 de Abril vai ser assinalado a partir das 11h00 com a cerimónia do Hastear da Bandeira e a Sessão Comemorativa da Revolução de Abril. À tarde a festa volta ao principal jardim da Vila com a atuação dos grupos de música tradicional do Concelho.

Em abril Flores Mil volta à mesa dos restaurantes de Grândola, tendo como principal elemento as Flores Comestíveis. A 4ª edição da Mostra Gastronómica na área da cozinha criativa vai decorrer de 20 de abril a 1 de maio.

As comemorações de Abril terminam no dia 28 de abril com o Debate sobre «Os Novos Desafios da Liberdade de Expressão» com Adelino Gomes, Joaquim Vieira, José Jorge Letria e Viriato Teles e o espetáculo musical “Sempre um Fim, Sempre um Começo”, concerto de Samuel com Banda, convidada Alexandra Anastácio.

O programa das comemorações do 44.º aniversário do 25 de Abril foi preparado pelo Município de Grândola em parceria com as Juntas de Freguesia e o Movimento Associativo do concelho.

PROGRAMA:

Dia 7 de abril | sábado

Centro Comercial “O Lagar” | 15h00
Concurso de Talentos “O Lagar”
Organização: Escola de Música G7

Cineteatro Grandolense | 16h00
Apresentação do Livro “No Limite da Dor – A tortura nas prisões da PIDE”

39.º Aniversário do Rancho Folclórico “5 Estrelas de Abril | 18h45
sede do Rancho – Bairro do Isaías

8 de abril | domingo | 9.º Passeio Pedestre Vila Morena
08h00 | Concentração na sede do Grupo Caminheiros

12 de abril | quinta-feira | Cineteatro Grandolense
21h30 | Abril Documental – Ciclo de Cinema “Fernando Lopes – Graça”
Documentário, Musical | Graça Castanheira

Fonte: CMG

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *