Comporta acolhe 1ª edição da Wings for Life World Run

wings-for-lifeA Comporta acolhe a partida da primeira edição da Wings for Life World Run no dia 4 de maio, corrida que vai decorrer simultaneamente em 35 países, espalhados pelos cinco continentes.

 

Catarina Silva

Em Portugal, a prova começa às 11 horas, com os corredores a saírem do parque de estacionamento da praia da Comporta e com a meta prevista em Vila Nova de Milfontes.

 

A fundação Wings for Life surgiu em 2004 depois do bicampeão do mundo de motocross, Heinz Kinigadner, ver o seu filho ficar paraplégico na sequência de um acidente de moto. Com o apoio do amigo e fundador da Red Bull, Dietrich Mateschitz, a Wings for Life tem reunido financiamento, através de donativos, para projetos de investigação que possam encontrar a cura para lesões da espinal-medula e melhorar a qualidade de vida dos doentes.

A inexistência de uma meta delineada é uma das novidades neste tipo de corrida. O sistema para decidir o vencedor passa por um processo onde um carro “persegue” os participantes 30 minutos após ter sido dada a partida. À medida que são ultrapassados por este veículo, vão sendo eliminados até sobrar apenas um concorrente que se sagra, assim, vencedor nacional e, possivelmente, global, caso obtenha o melhor tempo registado pelo chip inserido no dorsal.

As inscrições para participar nesta iniciativa decorrem até 27 de abril, através do site da fundação Wings for Life, sendo que o valor obtido reverte inteiramente a favor desta, com vista a apoiar projetos de investigação para a cura de lesões da espinal-medula. Podem inscrever-se todos os interessados, desde atletas federados a amadores e amantes da modalidade, que vão ter a oportunidade de correr ao lado de várias personalidades, como a atleta Naide Gomes e o piloto Hélder Rodrigues.