Espaço da Comunidade Portuária de Sines

 
 
DGRM NO PROGRAMA DA CPSI
 
O Espaço da Comunidade Portuária de Sines (CPSI) convidou o novo diretor-geral da DGRM – Direção- Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, José Simão que, até 2016, assumiu funções de diretor de sistemas, planeamento e comunicação da Administração dos Portos de Sines e do Algarve.
 
Neste programa, o responsável vai falar sobre o novo sistema Nacional de Embarcações e Marítimos e do Balcão Eletrónico do Mar (BMAR) que estarão a funcionar em pleno em 2019 e que prometem revolucionar o setor marítimo-portuário.
 
O novo conceito dos portos secos e da ‘Última Milha’; a redução das emissões poluentes dos navios e o designado ‘Shipping 4.0’, são outros dos temas abordados no programa desta quinzena.
 
O programa tem o apoio da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, é produzido pela rádio Miróbriga e emitido, quinzenalmente, às sextas-feiras, com reposição aos sábados, a partir das 12h00.
 
 
 
APIBARRA NO PROGRAMA DA CPSI 
 
Nesta edição do espaço CPSI fomos conhecer o trabalho que os pilotos de barra desenvolvem no porto de Sines, numa conversa que teve como convidado o comandante Miguel Vieira de Castro,piloto de barra no porto de Sines, desde 2001 e presidente da Apibarra – Associação dos Pilotos de Barra e Portos . 
 
Fundada em 1993, a Apibarra, nasce da necessidade de regulamentar a atividade dos pilotos de barra. É uma associação técnico-profissional, que junta 85% do universo de 110 pilotos de barra certificados no país, que se preocupa com todas as questões relacionadas com a técnica e segurança da atividade.
 
Neste programa ficámos a conhecer melhor a importância de um piloto de barra durante as manobras de um navio dentro do porto, os riscos inerentes a esta atividade, os passos que estão a ser dados no sentido de responder a possíveis acidentes, formação e regulamentação da atividade.
 
Clique na Imagem:
https://soundcloud.com/user-499914515/programacpsi-apibarra
 
 
AICEP NO PROGRAMA DA CPSI

O Espaço da Comunidade Portuária de Sines, produzido pela rádio Miróbriga, convidou o Presidente da Comissão Executiva da aicep Global Parques, para uma conversa em torno da empresa que integra o universo aicep Portugal Global (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), parceira nacional de referência no apoio a estratégias de localização empresarial.

Associada da Comunidade Portuária de Sines desde 2017, a entrada da agência na CPSI teve como objetivo fomentar o alargamento do expectro portuário da comunidade aos setores industrial e logístico.

Nesta entrevista, Francisco Mendes Palma, identifica um conjunto de atividades relevantes para Sines que não se resumem ao porto e fala do papel da empresa na criação de condições competitivas para potenciais investidores. No seu conjunto, a Zona Industrial e Logística de Sines representa cerca de 1,2% do PIB e 18 por cento das exportações.

 
Clique na Imagem:
https://soundcloud.com/user-499914515/programacpsi_aicep
 
 
 
MINISTRA DO MAR, ANA PAULA VITORINO NO PROGRAMA DA CPSI
 
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino esteve em Sines para lançar a Janela Única Logística, um projeto que vai permitir a transformação digital do sistema logístico-portuário e colocar os portos nacionais na liderança do estado da arte dos processos de digitalização portuária.
 
O Espaço CPSI esteve à conversa com a Ministra do Mar que falou sobre o futuro do porto de Sines e a sua importância para a economia do país.
 

Clique na Imagem:

 
O programa ‘Espaço CPSI’ é transmitido quinzenalmente, às sextas-feiras, na rádio Miróbriga, com repetição no sábado e em podcast no site www.antenamirobriga.pt

 

 

CÂMARA DE SINES NO PROGRAMA DA CPSI 

O programa da Comunidade Portuária de Sines (CPSI) convidou, esta quinzena,  o presidente da Câmara Municipal de Sines.

 

Nuno Mascarenhas falou sobre as prioridades do novo mandato autárquico e do desenvolvimento económico do concelho de Sines.

 

 

 

 

 

 

Clique na Imagem :

 

 

 

CLT  NO PROGRAMA DA CPSI

O programa da Comunidade Portuária de Sines (CPSI) convidou, esta quinzena, o diretor da CLT – Companhia Logística de Terminais Marítimos, Jaime Fernandes para uma conversa sobre a empresa do Grupo Galp Energia que opera no Terminal de Graneis Líquidos de Sines.

Constituída em 1977, a Companhia Logística de Terminais tem como missão a gestão logística de terminais e assegura, desde 1 de agosto de 2008, a exploração comercial do Terminal de Graneis Líquidos de Sines em regime de concessão pública.

 

Clique na Imagem :