Crianças comemoram Dia da Floresta na Mata de Valverde

Mais de 200 crianças da Escola Básica nº1 e do Centro Pré-Escolar de Alcácer do Sal juntaram-se esta manhã (21 de março de 2018) na Mata Nacional de Valverde para participar em atividades comemorativas do Dia Internacional das Florestas, organizadas pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Com tarefas destinadas a cada um dos grupos de alunos, a manhã teve várias iniciativas a cargo dos pequenos, tais como a construção de um hotel no ponto de insetos, destinado a perceber as diferentes ordens de insetos que existem.

Na zona de apicultura foi explicada a importância das abelhas e quais as suas funções, assim como foi definido o conceito de apiário, tendo os alunos mais velhos tido a oportunidade de construir um. Noutro ponto foram executadas ações de anilhagem e clarificou-se a relevância do estudo das aves recorrendo a exemplos reais.

Na charca apresentaram-se caixas sensoriais, com artigos de diferentes texturas para provas cegas, e foi desvendada a importância dos pontos de água doce no ecossistema.

Por fim, no viveiro foram plantadas árvores e no ponto das árvores foram realizados exercícios de decalque da casca das árvores.

Fonte: CMAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *