Deputados do PS exigem ambulância de Suporte Imediato de Vida em Alcácer do Sal

Os deputados do Partido Socialista, eleitos pelo círculo de Setúbal, enviaram um requerimento ao  Governo a defender a colocação de uma viatura de suporte imediato de vida (SIV) no Serviço de Urgência Básica (SUB) de Alcácer do Sal.

No requerimento, enviado à Ministra da Saúde, os deputados socialistas querem saber se “é reconhecida a importância de existir, em Alcácer do Sal, uma ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV)” alocada ao Serviço de Urgência Básica (SUB) e “para quando está previsto uma SIV no SUB de Alcácer do Sal”.

Considerando que Alcácer do Sal é o segundo município com maior área territorial a nível nacional e “havendo uma significativa dispersão dos habitantes”, os sete eleitos pelo distrito de Setúbal, dizem ser importante “a existência ao serviço de uma SIV” naquele concelho do litoral alentejano.

Os pontos mais longínquos da área de abrangência da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Litoral Alentejano distam do Hospital do Litoral Alentejano (HLA), tanto a norte como a sul, cerca de 100 km”, denunciam os deputados que aludem para a existência de uma “lacuna” nos meios de socorro.

De acordo com os eleitos, a sul, no concelho de Odemira,  “o socorro pré-hospitalar está assegurado pela SIV de Odemira” enquanto que, a norte, no concelho de Alcácer do Sal, “ocorre uma lacuna de meios de socorro diferenciado”, insistem.

No documento, Eurídice Pereira, da Comissão Parlamentar de Saúde e Coordenadora Regional dos Deputados do PS, eleitos por Setúbal, recorda um despacho publicado em Diário da República que define os meios que devem ser alocados aos Serviços de Urgência Médico Cirúrgica (SUMC).

O despacho nº 5561/2014 publicado no Diário da República n.º 79, 2.ª série, de 23 de abril define que os SUMC devem integrar uma VMER e que os Serviços de Urgência Básica devem integrar uma SIV, o que não ocorre no SUB de Alcácer do Sal”.

Os eleitos socialistas concluem que “compete ao INEM disponibilizar o meio de emergência pré-hospitalar, ao diretor de serviço de urgência, garantir a operacionalidade permanente do meio” e que “há justificadamente uma forte expetativa sobre a resolução deste problema a breve trecho”.

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) conta com um Serviço de Urgência Médico Cirúrgica e dois Serviços de Urgência Básica (SUB) nos Centros de Saúde de Alcácer do Sal e Odemira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *