Dia Internacional dos Museus: Exposição-dossiê dedicada a D.Frei Manuel do Cenáculo

D. Frei Manuel do CenáculoO Museu de Sines é o museu convidado pelo Museu Nacional de Arqueologia no Dia Internacional dos Museus. As duas entidades organizam em conjunto uma exposição-dossiê dedicada a D. Frei Manuel do Cenáculo, fundador do primeiro museu público português, que teve em Sines o seu refúgio de escrita. A exposição é inaugurada no dia 18 de maio, às 16h00, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

 

Percursor da arqueologia em Portugal, escritor, historiador, pedagogo, colecionador, D. Frei Manuel do Cenáculo foi uma das figuras mais brilhantes do Iluminismo português. Do seu dinamismo nasceram instituições como a Biblioteca Pública de Évora e coleções de arte e arqueologia que estiveram na base dos museus de Beja e Évora. O primeiro museu português, Museu Sisenando Cenaculano Pacense, foi criado por si, em Beja, em 1791.

A exposição-dossiê, intitulada “Frei Manuel do Cenáculo – O Criador do Primeiro Museu Português no Bicentenário da sua Morte”, é acompanhada pela edição de um roteiro pelas memórias físicas de Frei Manuel Cenáculo em Lisboa e no Alentejo. O roteiro é um testemunho de como no tempo de Cenáculo o Alentejo era um território de vanguarda na preservação da memória e como hoje continua a sê-lo, valorizando o património como um dos seus principais recursos. O roteiro foi elaborado pelo Museu de Sines e financiado pela Turismo do Alentejo ERT.

A inauguração da exposição no Museu Nacional de Arqueologia inclui um programa de visita complementar, que passará pela igreja do Mosteiro dos Jerónimos, incluindo o túmulo de Vasco da Gama e a exposição de arqueologia subaquática “O Tempo Resgatado ao Mar” guiada pelo seu comissário, finalizando com um pequeno recital de música de câmara de finais do século XVIII.A Câmara Municipal de Sines disponibiliza transporte aos munícipes interessados em assistir à inauguração da exposição em Lisboa. Inscrições na receção do Museu de Sines (tel. 269 632 237).

A exposição é uma organização conjunta do Governo de Portugal – Secretário de Estado da Cultural / Museu Nacional de Arqueologia, Direção Regional de Cultura do Alentejo, Museu Nacional de Arqueologia, Câmara Municipal de Sines / Museu de Sines e Turismo do Alentejo ERT.