EDP Tradições apoia projeto ‘Dizeres’ da Câmara Municipal de Sines

A terceira edição do programa ‘Tradições’, dinamizado pela EDP, vai apoiar um projeto que visa preservar e promover um falar de Sines, desconhecido pela maioria dos munícipes da cidade e que se encontra em risco de desaparecimento.

O ‘Dizeres’ é promovido pela Câmara de Sines e pretende “recolher e estudar informações sobre este falar, para mais tarde divulgar e promover vocábulos e expressões específicas”.

Este falar “reflete as vivências destas pessoas e a sua ligação a atividades como a pesca, agricultura, a estiva e a indústria da cortiça, entre outras”, explica a autarquia em comunicado.

As comunidades de Sines são compostas não apenas pelos naturais de Sines, mas também dos migrantes do Algarve, de Ílhavo, da Murtosa e, mais recentemente, de Cabo Verde e, de acordo com o município, o projeto irá “refletir essa diversidade”.

A iniciativa inclui a realização de uma exposição, uma oficina intergeracional, uma brochura para oferecer às escolas e um glossário digital.

A Universidade de Évora é parceira científica do projeto, colaborando nas áreas de biologia, linguística e história, nomeadamente na recolha e publicação dos dados, e o ilustrador científico Nuno Farinha, também colaborará no desenvolvimento do projeto Dizeres.

Este projeto acabou por ser um dos escolhidos pela edição deste ano do programa ‘EDP Tradições’, entre as 67 candidaturas apresentadas por municípios onde a empresa tem centros de produtos de energia.

A aprovação da candidatura de Sines foi formalizada numa cerimónia realizada em Tomar, no dia 5 de dezembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *