Extensões de saúde de Alvalade e Torrão inauguradas esta quarta-feira – ARSA

As extensões de saúde de Alvalade, em Santiago do Cacém, e do Torrão, em Alcácer do Sal, entraram em funcionamento esta segunda-feira estando a inauguração destas duas infraestruturas agendadas para a próxima quarta-feira, 23 de maio, com a presença da Secretária de Estado da Saúde, Rosa valente de Matos.

De acordo com a Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARSA), estes projetos constituem-se como prioritários,tendo em conta as condições dos antigos edifícios e visam contribuir para uma melhoria significativa dos cuidados a prestar, aumentando a qualidade e a eficiência dos serviços de saúde da região.

A nova extensão de Saúde de Alvalade do Sado resulta da recuperação/adaptação do edifício da antiga escola primária de Alvalade do Sado, cedido pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém, o qual apresentava um estado de degradação que não permitia ter condições adequadas e de qualidade para a prestação de cuidados de saúde aos utentes. Assim, e para a instalação da nova Extensão de Saúde no edifício, foi necessário uma reorganização total dos espaços interiores, por forma a responder às novas exigências para equipamentos de saúde desta tipologia.

A nova extensão de Saúde, que pertence ao Centro de Saúde de Santiago do Cacém, vai servir cerca de 1.900 utentes com médico de família atribuído. Vai estar dotada de gabinetes médicos e de enfermagem, salas de tratamento e salas de espera e outros espaços destinados aos utentes e aos profissionais com equipamento necessário, administrativo e médico, adequado ao desempenho das suas funções e à prática da prestação de cuidados de saúde.

Este investimento, da responsabilidade da ARS Alentejo, correspondeu a um custo total de cerca de 228.000 euros, e foi apoiada pelo Programa Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Alentejo 2020.

A equipa é constituída por um médico, uma enfermeira e uma Secretária Clínica. 

A extensão de Saúde de Alvalade do Sado terá o horário de 2ª a 6ª das 9 às 17 horas.

Extensão de Saúde de Torrão

Trata-se da recuperação/adaptação do edifício da antiga cantina escolar da Escola Primária de Torrão, cedido pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal, porque o antigo edifício apresentava um estado de degradação muito significativo, com condições inadequadas que dificultavam a prática da prestação de cuidados de saúde aos utentes.

Esta nova Extensão, que pertence ao Centro de Saúde de Alcácer do Sal, do Alentejo Litoral, vai servir cerca de 1.950 utentes, aos quais estão atribuídos médicos de família. Dotada de gabinetes médicos, salas de enfermagem, salas de tratamento e sala de espera, bem como o equipamento necessário para o apoio administrativo. Na nova Extensão de Saúde do Torrão, os utentes vêem melhorado a acessibilidade, a qualidade e a humanização dos cuidados de saúde prestados.

Este investimento da responsabilidade da ARS Alentejo, correspondeu a um custo total de cerca de 224.000 euros, e foi apoiada pelo Programa Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Alentejo 2020.

A extensão de Saúde de Torrão terá o horário de 2ª a 6ª das 8,30 às 18 horas, sendo a equipa constituída por dois médicos, dois enfermeiros e duas Secretárias Clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *