Feira do Monte: ‘Rota Por CerroMaior’ em exposição no certame

CAM00389A Câmara Municipal de Santiago do Cacém quer dinamizar e homenagear a vida e obra do escritor Manuel da Fonseca através da ROTA POR CERRO MAIOR, um passeio histórico-literário que tem como objetivo dar a conhecer o espólio do autor de ‘Cerromaior’.

O projeto, que está a ser levado a cabo pelas Bibliotecas Municipais de Santiago do Cacém e Santo André, está em exposição no âmbito da Feira do Monte, que termina este domingo, em Santiago do Cacém.

Em declarações à Miróbriga, o vereador com a pasta da cultura na CM de Santiago do Cacém, Norberto Barradas, explica em que consiste este passeio.

É uma visita guiada, pela mão da literatura e da história, à cidade de Santiago do Cacém, através dos lugares ligados à vida de Manuel da Fonseca e da sua grande obra Cerromaior.

Aqui, mais do que em qualquer outro escrito, Manuel da Fonseca utilizou a localidade que o viu nascer e recriou Santiago do Cacém a partir, quer da realidade do tempo em que decorre a acção (anos 30 do século XX, mais precisamente o período da Guerra Civil de Espanha), quer das suas memórias de infância.

Para participar nas visitas guiadas, basta inscrever-se nas bibliotecas municipais do concelho. O Percurso histórico-literário passa pela Praça do Município; Rua do Parque; Largo Professor António de Vilhena; Ruas Cipriano de Oliveira e da Sociedade Harmonia e Adro da Igreja Matriz.