Festival do Tomate em Alvalade promove gastronomia

O 4.º Festival do Tomate realiza-se de 7 a 9 de setembro e nos menus não vão faltar entradas, pratos principais e sobremesas onde o Tomate dá o mote e o sabor.

Numa organização do Município de Santiago do Cacém, com o apoio da Junta de Freguesia de Alvalade e da Alensado – Cooperativa Agrícola do Sado, CRL, a iniciativa pretende dinamizar a economia local promovendo um produto de excelência e salvaguardando o património gastronómico da freguesia.

O cultivo de Tomate na região de Alvalade começou em 1959, tendo a sua produção atingido nos anos de 1973 a 1975 o seu ponto alto com uma área de plantação de 1600 ha. A partir de 1962, entrou em funcionamento a maior fábrica de concentrado de tomate do país. Atualmente a produção é feita de forma sustentável, recorrendo a métodos e tecnologias eficazes, assegurada graças à boa adaptação da cultura ao clima e aos solos desta freguesia bem como à água de Campilhas e do Alto Sado.

O Tomate é um fruto originário da América Central e do Sul, que chegou à Europa no final do século XVI ganhando rápido protagonismo na cultura gastronómica nacional. Tem a fama e o proveito de alimento saudável possuindo apenas, em média, 14 calorias por cada 100 gramas. O Tomate é uma excelente fonte de vitaminas, ácido fólico, cálcio, fósforo e potássio, assim como compostos antioxidantes como o licopeno. Os efeitos do licopeno no ser humano traduzem-se na saúde óssea, na função cognitiva, no controlo do peso do corpo, na proteção da pele e do sistema imunológico, entre outros. Quanto mais maduro maior a concentração desses nutrientes.

Perante estes argumentos e porque as dinâmicas que este evento oferece são sem dúvida geradoras de energias positivas, mas também porque o Tomate faz tão bem como sabe, fica feito o convite para saborear as iguarias que cada restaurante aderente a este Festival preparou com o Tomate produzido pelos associados da Alensado, CRL.

O Festival do Tomate conta com animação musical a partir das 21h30 no jardim da Mimosa, no dia 7 de setembro, baile com Marco Filipe e no dia 8 de setembro, baile com Cláudio Rosário.

Restaurantes aderentes: Casa de Petiscos O Bombeiro, Pão Café & Mercearia de Isalina Brito, Restaurante O Cantinho da Mimosa, Restaurante Alvalade, Restaurante e Pizzaria Cosa Nostra, Restaurante São Sebastião da Mimosa, Snack-Bar O Messias.

Fonte: CMSC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *