Fundação Repsol abre inscrições para a 4ª edição do Fundo de Empreendedores

fundo de empreendedores repsolA Fundação Repsol acaba de abrir as inscrições para a 4ª edição do Fundo de Empreendedores com o objectivo de apoiar os melhores projectos empresariais que forneçam soluções de poupança e eficiência energética, promovendo assim a inovação, o desenvolvimento empresarial e a captação de talentos.

Nesta edição poderão participar todas as pessoas, maiores de idade, de qualquer nacionalidade, que sejam titulares de um projecto empresarial que se destaque por utilizar procedimentos, processos e/ou tecnologias, que impliquem contribuições significativas no âmbito da eficiência energética e da energia.

Quanto ao tamanho das empresas participantes, estas estão limitadas às micro e pequenas empresas, aplicando-se neste caso as definições contidas no artigo 2 da Recomendação da Comissão Europeia, de 6 de maio de 2003, sobre a definição de micro, pequenas e médias empresas.

O Fundo de Empreendedores oferece a cada um dos projectos, que venham a ser eleitos, formação e aconselhamento técnico, de gestão e legal, coordenado por uma equipa de mentores, e ainda um apoio financeiro, entre 6.000 e 12.000 euros por mês, até uma duração máxima de 24 meses. Este apoio permitirá desenvolver o seu projecto, adequando-o às exigências do mercado, para tornar a empresa mais atractiva na entrada de capital.

Adicionalmente, o Fundo de Empreendedores irá também seleccionar um máximo de cinco ideias de negócio que irão receber aconselhamento técnico, de gestão e legal, bem como apoio financeiro de 2.000€ por mês, durante 12 meses, para que seja alcançado o amadurecimento necessário para a sua apresentação a um futuro processo de incubação.

O processo de desenvolvimento e consolidação das iniciativas será coordenado pela Fundação Repsol e irá contar com as capacidades e infraestruturas do Centro de Tecnologia Repsol e de outros centros e instituições. Irão dispor também de aconselhamento das áreas operacionais da Repsol, bem como dos apoios externos necessários para atingir os objectivos definidos para a sua valorização. Além do mais, facilitar-se-á o acesso ao mercado e aos contactos empresariais necessários para impulsionar a sua passagem à etapa comercial.

Recorde-se que, a terceira edição do Fundo de Empreendedores, cujos vencedores foram anunciados na semana passada, recebeu 746 projetos, um acréscimo de 55% comparando com a edição anterior, dos quais 95% provinham de Espanha.

Toda a informação sobre o Fundo de Empreendedores e como participar está disponível em www.fundacionrepsol.com