GNR realiza ações no âmbito da campanha ‘Portugal sem Fogos’ (c/áudio)

O trabalho da Guarda Nacional Republicana na prevenção dos fogos florestais teve início a 1 de janeiro com a campanha ‘Portugal sem Fogos’ que está a decorrer em todo o país. O destacamento da GNR de Santiago do Cacém e Sines participa nesta ação e o 1º sargento José Fortuna adiantou que o objetivo desta operação passa por garantir a proteção de pessoas e bens.

Entre os vários conselhos que os militares da GNR vão transmitir aos proprietários dos terrenos, o chefe do Núcleo de Proteção Ambiental da GNR destaca as faixas de gestão de combustível.

De acordo com José Fortuna, para além dos proprietários de terrenos há entidades como a REN, IP, EDP e Câmaras Municipais com responsabilidades nesta área.

Para quem não cumprir, a lei prevê a aplicação de coimas.

O auto é instruído pela GNR que por sua vez dará conhecimento à Câmara Municipal que ficará encarregue de notificar o infrator para proceder à realização dos trabalhos. Caso não o faça, a autarquia executa a limpeza e cobrará, posteriormente, as custas pela realização dos trabalhos.

Foi ainda criada uma linha de denuncia denominada SOS Ambiente.

A prevenção é a primeira linha de defesa contra o fogo, alerta a Guarda Nacional Republicana que até 15 de março vai realizar várias ações de sensibilização para garantir uma floresta segura em todo o país.

Ouvir Aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *