GNR: Viaturas e motociclos reforçam dispositivo

A GNR recebeu hoje 57 novas viaturas ligeiras e 15 motociclos, meios que vão reforçar a capacidade da Guarda Nacional Republicana em matéria de patrulhamento rodoviário e fiscalização do trânsito.

Na cerimónia, que decorreu na Escola da Guarda, em Queluz, o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, disse aos jornalistas que as novas viaturas fazem parte de um investimento que está ser feito na GNR e PSP, num valor total de 14 milhões de euros.

Segundo Miguel Macedo, as novas viaturas começaram a ser entregues às duas forças de segurança em 2013.

O ministro adiantou que a GNR vai receber, até outubro, mais 100 novas viaturas.

No seu discurso, o comandante-geral da GNR, tenente-general Manuel Mateus Couto, disse que o lote de 57 viaturas e 15 motociclos “destina-se a reforçar a capacidade de trânsito desta força de segurança, sendo uma clara expressão do alinhamento das prioridades dos vários intervenientes na operacionalização da estratégia nacional de segurança rodoviária”.

O tenente-general frisou também que “o trânsito representa um domínio de intervenção prioritário” para a GNR.

Durante a cerimónia foram também apresentados os meios humanos e materiais que vão reforçar a operação “Verão Seguro” da GNR a partir de terça-feira.

A operação, que teve início a 01 de junho e prolonga-se até 15 de setembro, vai ser intensificada na terça-feira com mais 175 militares, que na maioria vão ser destacados para o Algarve.

“Em vésperas do início da época estival, em que por regra se verifica o incremento substancial da população nas zonas de veraneio, importa aqui referir que a partir de amanhã dar-se-á início ao reforço da segurança das zonas balneares à responsabilidade da GNR”, disse o comando-geral da GNR, sublinhando que a presença dos militares durante o verão vai contribuir para que os portugueses e os turistas se sintam mais seguros.

Fonte:Lusa