Governo aguarda avaliação económico-financeira da expansão do Terminal de Contentores de Sines

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino revelou ao ‘Jornal Económico’, que o Governo apenas espera o envio, por parte da concessionária PSA, dos dados relativos à avaliação económico-financeira do projeto de expansão do terminal de contentores do Porto de Sines, para avançar com a expansão do Terminal XXI, há muito esperado.

A PSA ainda não apresentou ao Governo todos os elementos que são essenciais e incontornáveis para podermos fazer uma avaliação adequada de todo o projeto de investimento», afirmou Ana Paula Vitorino ao jornal.

Segundo a governante “não se pode negociar um projeto de investimento desta envergadura com base em desejos ou estados de espírito», explicou Ana Paula Vitorino que diz precisar de “ter acesso ao modelo financeiro, aos estudos de procura e aos estudos de exequibilidade física do aumento das plataformas”.

O atraso da PSA na apresentação dos dados requeridos pelo Executivo português tem levado a que o projeto de construção de um novo terminal de contentores em Sines (o Terminal Vasco da Gama) se desenvolva mais rapidamente que o da expansão do Terminal XXI, avançou ainda.

Apesar de não termos ainda a respetiva comissão de acompanhamento do concurso nomeada, não impede que se tenha já estado a trabalhar. Já se pediu o estudo de viabilidade financeira, estamos a fazer trabalhos relativos à configuração física, já fizemos o respetivo estudo de impacto ambiental e temos neste momento em procedimento de avaliação de impacto ambiental o objeto deste novo concurso na APA (Agência Portuguesa do Ambiente)”, adiantou, afirmando ainda esperar que ambos os dossiers se concluam até ao fim do primeiro semestre.

Fonte: Jornal Económico

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *