Grândola: António Mateus apresenta livro ‘Mandela, o rebelde exemplar’

Mandela O Rebelde ExemplarA Biblioteca Municipal de Grândola recebe este sábado, dia 26 de Abril, às 17h a sessão de  apresentação do livro “MANDELA, O REBELDE EXEMPLAR”, pelo autor, António Mateus. A iniciativa está inserida nas Comemoraçoes dos 40 anos do 25 de Abril.

 António Mateus é escritor e jornalista. Nasceu em 1960. Repórter e correspondente da agência de notícias portuguesa LUSA e da cadeia de televisão estatal, RTP, em Moçambique e Joanesburgo desde 1986, o autor deste livro acompanhou Nelson Mandela durante uma década (desde a libertação deste até à sua retirada da vida pública). 

Nos 16 anos em que esteve destacado na África Austral, cobriu diariamente os desenvolvimentos das guerras civis em Angola e Moçambique e respectivos processos de paz, as negociações para a retirada cubana de Angola, independência da Namíbia e o fim do apartheid na África do Sul.

Ainda como correspondente na África do Sul entrevistou dezenas de personalidades mundiais, como os Prémios Nobel da Paz Nelson Mandela, Desmond Tutu e Frederik de Klerk, Ahmed Kathrada e Graça Machel.

É autor de livros relativos a essas experiências africanas e do livro de maior sucesso em Portugal sobre Nelson Mandela:  Mandela – A Construção de Um Homem.


“ Este livro mostra o ser humano que escolheu transformar-se num líder de referência mundial pela tolerância, humildade e valores mas, já foi um jovem emotivo, irascível, temperamental e egocêntrico. Um olhar próximo, humanizador, sobre um homem que escolheu assu-mir e trabalhar as suas próprias fragilidades, começando nele a mudança que sonhava para o mundo. “