Grândola: Festa da Coqueira regressa ao tempo das catacuzes e acelgas

festa da coqueiraCanal Caveira, no concelho de Grândola, recebe este fim de semana a Festa da Coqueira, iniciativa anual promovida pela Associação Sócio Cultural da Aldeia Nova de S. Lourenço e Canal Caveira, que pretende dar a conhecer algumas das tradições dos trabalhadores do campo que andavam na monda, ceifa ou na tira da cortiça.

A proximidade com a natureza onde predominam uma grande e rica variedade de plantas aromáticas, foi fundamental no início do seculo XX para a descoberta e confeção de novas receitas, com “acelgas”, “catacuzes” ou “carrasquinhas”.

Esta festa é também uma homenagem à Coqueira, a mulher que naqueles tempos cozinhava a comida para todos os trabalhadores. Durante o dia de sábado é possível assistir ( a partir das 08h30) à recriação histórica do “coque”, com a tradicional confeção da comida no fogo de chão, em panelas de barro.

O grande destaque da Festa da Coqueira, vai mesmo para o almoço típico de sábado, no dia 10, a partir das 13h, onde se pode apreciar “Jantarinho de Grão com Carrasquinhas”, “Jantarinho de Feijão com Acelgas” e Jantarinho de Feijão com Catacuzes”.

A Exposição “Os Nossos Rostos, Nossas Tradições”, os stands com produtos regionais, jogos tradicionais, e a recriação de uma “Funçanada” à moda antiga com a tocadora Adélia Botelho, são outros pontos de interesse da Festa da Coqueira em Canal Caveira.

A Miróbriga acompanhou, em 2013, a Festa da Coqueira. Um trabalho da jornalista Helga Nobre