Grândola: Poema de José Afonso dá origem a livro sobre a canção da Liberdade

50 anos grandolaA vila de Grândola, realiza, durante o todo o mês, diversas iniciativas de comemorações dos 50 anos do poema “Grândola vila Morena”, de José Afonso.

 

Catarina Silva

Integrada nas comemorações, está a apresentação do livro “Grândola Vila Morena – A Canção da Liberdade” a realizar sábado, dia 17, pelas 18h no Edifício dos passos do concelho.

Escrito em conjunto pela jornalista Mercedes Guerreiro e pelo professor e jornalista de um instituto belga, Jean Lemaître, o livro pretende explicar a escolha da canção de José Afonso para senha da revolução dos cravos, refere Mercedes Guerreiro

A reação dos portugueses à canção e o facto de “Grândola Vila Morena” se ter tornado num cântico de protesto, levaram os escritores a publicar o livro.

Os autores acreditam que a canção “Grândola Vila Morena” está a tornar-se num hino internacional contra a austeridade, que não afeta apenas os portugueses. Como tal, foi criada uma versão em francês com o objetivo de dar a conhecer a história da canção a outros povos, explica

A versão original do livro já foi apresentada em Bruxelas, onde foi bem acolhido pelo público. Seguem-se Grândola e Setúbal no dia 17 de maio e Aljustrel dia 24 de maio.