Grândola: Recebe a grande exposição sobre a vida e obra de José Afonso

Comemorações - 50 anos do poema Grândola Vila Morena“José Afonso, Andarilho, Poeta e Cantor” tem inauguração marcada para esta sexta-feira, às 18h, nos Antigos Paços do Concelho, na Praça D. Jorge

 

Construída em 1994, com o apoio da “Lisboa 94 – Capital Europeia da Cultura”, foi comissariada pelo professor e pintor Rogério Ribeiro e produzida pela Associação José Afonso. De grandes dimensões, proporciona aos visitantes uma viagem pelas diversas dimensões da vida e obra de José Afonso, aliando os estímulos visuais e auditivos à vertente pedagógica e cívica associada permanentemente a José Afonso.

De acordo com Rogério Ribeiro, esta exposição foi construída “a partir e com os materiais e imagens que José Afonso dispersamente, e desta vez ainda não reunidos como o desejamos, deixou como sementes um pouco por todo o lado. “

Segundo a Assocação José Afonso ““A Exposição teve como suporte documental livros, entrevistas na imprensa e gravações que José Afonso concedeu. Foi através da sua palavra que se procuraram as referências e os comentários que acompanham as fotografias.

Foram particularmente importantes nesta recolha uma entrevista gravada com Luís Filipe Rocha, em 1983, e o livro de José Salvador, Livra-te do Medo“.

Esta exposição tem um cariz único, não só pela sua abrangência, pelo valor e interesse dos materiais nela contidos, mas também pelas características que lhe conferem a intervenção de Rogério Ribeiro, artista reconhecido internacionalmente, e que deixa transparecer, neste trabalho sobre José Afonso, uma rara sensibilidade na forma de tratar a obra do andarilho, poeta e cantor.

 

Depois da inauguração da exposição,  Helder Costa apresenta o Livro “Livra-te do Medo” de José António Salvador

 

A sessão está marcada para o Páteo da SMFOG – Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, situado também na Praça D. Jorge.

“Livra-te do Medo” é o mais recente trabalho de José António Salvador sobre a vida e obra de José Afonso, amplamente ilustrado com fotografias, fac-similes de manuscritos e vários documentos inéditos encontrados nos arquivos da censura e da PIDE.

José António Salvador Frequentou a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, período durante o qual conheceu José Afonso e integrou a Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra durante a crise estudantil de 1969. É jornalista. Foi fundador da SIC. O Clube de Imprensa distinguiu-o por duas vezes com o 1.º Prémio Viagem pelas reportagens «Tejo, por este rio acima» e «Cabo Verde, o sonho das ilhas».

Estas duas iniciativas estão inseridas no programa das Comemorações dos 50 anos do poema ”Grândola Vila Morena” a decorrer durante o mês de maio