Grândola: Unidade Móvel alerta para cuidados com o sol

Cartaz de Sensibilização_Cuidados a ter com o Sol (1)A Unidade Móvel de Saúde e Apoio Social de Grândola (UMS), projeto que resulta de uma parceria entre a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) e Câmara Municipal de Grândola, vai percorrer o concelho de Grândola, numa campanha de sensibilização sobre os cuidados com o sol e os sinais de alerta do cancro da pele até ao final deste mês.

Para além da sensibilização à população nas praias da extensa costa do concelho, esta campanha vai promover atividades lúdicas sobre as temáticas, para as crianças e jovens que frequentam atualmente as colónias de férias organizadas pelas juntas de freguesia e pelo Estúdio Jovem.

Os seniores do programa Viver Solidário também vão ser alvo desta campanha de sensibilização, que conta o apoio da Liga Portuguesa contra o Cancro e da Associação Portuguesa do Cancro Cutâneo.

Sendo o melanoma um dos tipos de cancro mais grave e responsável por 80% das mortes por cancro cutâneo, a tónica deve estar na prevenção. «Só em Portugal surgem cerca de 1000 novos casos de melanoma todos os anos.

Por isso é de extrema importância apostar-se na deteção, tão precoce quanto possível, de forma a aumentar as hipóteses de cura no momento em que a doença é diagnosticada», reforça a Coordenadora da Unidade de Cuidados na Comunidade de Grândola, da ULSLA, Manuela Banza.

No seu último dia de campanha (27 de julho), a UMS vai apoiar a Maratona Atlântica Melides Tróia.