Grândola: Unidade Móvel assinala 1º ano de existência

Unidade Móvel de Saúde e Apoio Social de GrândolaNo âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde, e para assinalar o primeiro ano na prestação de cuidados de saúde a quem está em situação de isolamento, a Unidade Móvel de Saúde de Grândola promove entre 7 a 11 de abril, em vários pontos do concelho, uma ação de avaliação de tensão arterial e índice de massa corporal, dirigido a toda a população.

A Unidade Móvel de Saúde conta com uma equipa multidisciplinar constituída por médico, enfermeiros, assistente social e motorista.

A UMS está equipada com  dois gabinetes para consultas e cuidados de enfermagem, e equipamento Informático ADA-M. Dispõe  de equipamento médico que permite realizar exames vários: Controlo da Obesidade; Controlo da Pressão Arterial; ECG – Eletrocardiograma; Exame da Função Respiratória – Espirometria; Exame Otológico – Audiometria; Exame Oftalmológico – Acuidade Visual; Análises do Sangue (Glicémia, Colesteróis, Triglicéridos, Hemograma)  e da Urina.

Diariamente, a Unidade Móvel de Saúde de Grândola percorre várias freguesias do concelho, promovendo visitas domiciliárias a idosos, pessoas dependentes e/ou com mobilidade reduzida, contribuindo para a prestação de cuidados de saúde em proximidade e diminuindo o isolamento social através do apoio psicossocial.

Este projeto implementado em 2013 resulta de uma parceria entre Município de Grândola  e a Administração Regional de Saúde do Alentejo.