Litoral Alentejano: Candidato a Bastonário da Ordem dos Enfermeiros visita região

bastonario_enfermagem_candidato

O candidato a Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Alexandre Tomás, estará dia 2 de Dezembro, no período da manhã em visita às unidades funcionais dos centros de saúde de Sines, Santiago do Cacém e Grândola, deslocando-se pelas 15h00 ao Hospital do Litoral Alentejano, em iniciativas da candidatura Enfermagem Acredita.

Na passagem por esta instituição, integrada numa Unidade Local de Saúde, o candidato a Bastonário da Ordem dos Enfermeiros quer deixar claro que é essencial o reforço das equipas com enfermeiros, bem como a valorização dos enfermeiros especialistas.

“O Alentejo tem um alto índice de envelhecimento da população, o que implica necessidade melhoria de resposta do sistema de saúde com cuidados de proximidade, nomeadamente reforçando os centros de saúde e os cuidados continuados”, refere o candidato.

Neste contexto, o enfermeiro Alexandre Tomás exige que sejam assumidas políticas de saúde que respondam às necessidades das pessoas, famílias e comunidade, nomeadamente através do incremento efetivo das equipas de saúde com enfermeiros e enfermeiros especialistas.

“Consideramos essencial a valorização da enfermagem para que se garanta segurança e qualidade dos cuidados prestados à população”, sublinha o candidato. Alexandre Tomás considera prioritário que o atual ministro da saúde, promova definitivamente a valorização dos enfermeiros, facto determinante para melhorar a resposta e funcionamento do Sistema de Saúde.

Licenciado em Enfermagem e em Gestão em Saúde, Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica e Mestre em Ciência de Enfermagem, Alexandre Tomás exerceu no Hospital de S. José, em Lisboa. Além do cargo que ocupa na Ordem, é docente do Ensino Superior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *