Litoral Alentejano: Consultas de psiquiatria arrancam esta semana

psiquiatria_ulsla_memorando

O Hospital do Litoral Alentejano (HLA), em Santiago do Cacém, e o Centro de Saúde de Odemira, concelho com a maior taxa de suicídio do país, contam a partir desta semana com consultas de psiquiatria.

A nova valência que entrou em funcionamento esta segunda-feira, só foi possível através de um acordo entre a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) e o Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL), que assinaram ontem um memorando de entendimento para a área da Psiquiatria.

A parceria envolve a prestação de cuidados de saúde, por médicos psiquiatras do CHPL, nas atividades programadas e não programadas de consulta dessa especialidade no Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém e no Centro de Saúde de Odemira.

As consultas “vão ser feitas dois dias por semana, à segunda e terça-feira, por três especialistas em psiquiatria. No HLA, decorrem nos dois dias, enquanto em Odemira vão ter lugar à terça- feira”, de acordo com a administração da ULSLA.

O presidente do conselho administrativo, Jorge Sanches, referiu que esta parceria pode representar o início da existência de um serviço de psiquiatria na ULSLA.

As consultas de psiquiatria, que arrancam esta terça-feira em Odemira, resultam de um longo processo que começou com a assinatura do memorando entre a Unidade Local e o Hospital de Santa Maria, na área da imunohemoterapia, em junho deste ano.

De acordo com Jorge Sanches, desde que essa parceria foi estabelecida que a ULSLA já recebeu perto de 30 profissionais interessados em trabalhar nesta região.

O administrador recorda que as consultas de psiquiatria em Odemira era uma aspiração antiga de profissionais e utentes que é concretizada através deste memorando de entendimento.

Depois das consultas de himunohemoterapia e de psiquiatria, o próximo objetivo do novo conselho de administração da ULSLA são as consultas de pediatria, revelou Jorge Sanches.

Criada em 2012, a ULSLA integra, além do HLA e da Unidade de Saúde Pública do Alentejo Litoral, o Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Litoral, com cinco unidades e respetivas extensões.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*