Litoral Alentejano: Se ouvir barulho nos céus não estranhe, são exercícios militares

A Força Aérea Portuguesa (FAP) está a realizar, até 17 de março, o exercício anual REAL THAW 2017 – RT17. O exercício abrange  os céus de Beja, Santa Margarida, interior norte e leste da região da costa vicentina.

Conduzido pelo comando aéreo, órgão da FAP, o exercício consiste num treino e aprontamento das unidades operacionais, seja através de operações aéreas de defesa dos interesses nacionais ou na participação em operações militares nos mais diversos quadros de cooperação internacional.

O exercício RT17 envolve várias armas da defesa nacional em teatro operacional e conta com a participação de forças militares belgas, dinamarquesas, americanas, espanholas , francesas e holandesas, além de meios da aéreos da NATO.

O objetivo do REAL THAW 2017 é “avaliar, certificar a capacidade operacional da Força Aérea Portuguesa em ambientes diurnos e noturnos e preparar os militares para missões internacionais em cenários operacionais” e “proporcionar interoperabilidade entre países e respetivos meios”.

O Real Thaw, que vai na sua nona edição, vai receber até à próxima sexta-feira cerca de 1000 militares e 35 aeronaves, entre caças, aviões e helicópteros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*