Mário Rui eleito Personalidade do Ano pela comunicação social do Litoral Alentejano

O futebolista Mário Rui e o cancelamento da prospeção de hidrocarbonetos na Bacia do Alentejo foram os principais destaques do ano de 2018, de acordo com a Comunicação Social do Litoral Alentejano

Mário Rui, futebolista siniense, lateral esquerdo do Nápoles (Itália), foi eleito Personalidade do Ano de 2018 pelos órgãos de comunicação social do Litoral Alentejano.

Considerado, em 2018, o melhor lateral da Europa, pelo Observatório do Futebol, o jovem futebolista (27 anos), estreou-se este ano a jogar com a camisola da Seleção Nacional, no Mundial de Futebol que decorreu na Rússia.

Mário Rui começou a sua carreira nas camadas jovens do Vasco da Gama de Sines (2001-2003), tendo integrado o Sporting Clube de Portugal (2003-2004). O futebolista passou ainda pelas camadas jovens do Valência (Espanha) e do Sport Lisboa e Benfica (SLB).

Como sénior, jogou no Desportivo de Fátima, por empréstimo do SLB, antes de rumar ao futebol italiano onde permanece.

Na mesma eleição, os órgãos de comunicação social da região, escolheram o cancelamento da prospeção de hidrocarbonetos na Bacia do Alentejo, por parte do consórcio ENI-GALP, como o Acontecimento do Ano.

Na 2.ª edição da ‘Distinção Comunicação Social do Litoral Alentejano’ foram ainda criadas quatro categorias: Inovação, Solidariedade, Desporto e Cultura.

Na categoria Inovação, venceu o projeto ‘Caso de Gestão’ da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano que monitoriza doentes crónicos no seu domicílio e conseguiu reduzir em cerca de 70 por cento a afluência à urgência hospitalar.

Na categoria Solidariedade, foi eleito o movimento ‘Litoral Alentejano Solidário’, um grupo de voluntários solidários criado para apoiar as vitimas dos incêndios de 2017 que, desde então, tem vindo a apoiar igualmente casos locais de necessidade.

Na categoria Desporto, foi eleito o siniense Rúben Tavares, atleta da Academia de Ginástica de Sines, com várias presenças nos Campeonatos do Mundo e da Europa de Trampolins. Em 2018 apurou-se para a final da competição de Ginástica de Trampolins dos Jogos Olímpicos da Juventude, que decorreu em Buenos Aires (Argentina). Em 2015 sagrou-se campeão do mundo de trampolim sincronizado.

Na categoria Cultura, a escolha dos meios de comunicação social do Litoral Alentejano recaiu na companhia de teatro GATO S.A, de Santo André, concelho de Santiago do Cacém, que assinalou, em 2018, os 30 anos de existência.

Na Personalidade do Ano, Luís Montez (Festival Sudoeste) e David Gorgulho (Junta de Freguesia de Santo André) foram alguns dos nomeados.

No Acontecimento do Ano as escolhas também recaíram no Festival Músicas do Mundo (Sines), Festival Sudoeste (Odemira) e Natal no Largo (Sines).

A teleassistência para idosos da Misericórdia de Sines e o regresso da CP a Amoreiras Gare (Odemira), na categoria Inovação, a TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado (Odemira) e o Banco Alimentar Contra a Fome de Santo André (Santiago do Cacém), na categoria Solidariedade, Flávio Pacheco (Ciclismo Adaptado) e Camilo Abdula (Mundial de Surf Adaptado), na categoria Desporto, Festival Músicas do Mundo (Sines), Mostra de Artes de Rua (Sines), Cextas de Cultura (Santiago do Cacém), na categoria Cultura, foram algumas das nomeações.

A lista de temas e nomes colocados a votação resultou da escolha de todos os órgãos de comunicação social do litoral alentejano, nomeadamente a Rádio Miróbriga, a Rádio Sines e Rádio Cidade Nova, os jornais O Leme e Jornal Sudoeste e jornalistas e fotojornalistas freelancers que trabalham na região.

As distinções, criadas em 2017 pelos órgãos de comunicação social do Alentejo Litoral, que abrange os meios de rádio, televisão e imprensa, vão passar a ser anunciadas todos os anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *