Mau tempo: Agitação marítima e ventos fortes até quinta-feira

Chuva-forteChuva ou aguaceiros fortes, acompanhados por granizo e trovoadas, vão afetar o território do continente até quinta-feira, prevendo-se com menos intensidade até domingo, disse à agência Lusa o meteorologista Manuel João Lopes.

“A situação de forte instabilidade atmosférica deve-se à existência de uma depressão fria em altitude sob o território do continente e vai permanecer pelo menos até quinta-feira. Mas, a tendência é para continuar a chover até dia 06 [domingo], mas de forma menos intensa”, disse o meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com Manuel João Lopes, o IPMA prevê para hoje períodos de chuva, granizo que poderão ser por fortes e acompanhados por trovoadas, queda de neve acima de 1400/1600 metros, descendo gradualmente a cota para 1200/1400 metros, vento moderado do quadrante sul, soprando moderado a forte no litoral, com rajadas da ordem de 80 quilómetros/hora e sendo forte a muito forte, nas terras altas, com rajadas da ordem de 90 quilómetros/hora e pequena descida da temperatura máxima.

“Estamos com aviso relativo a precipitação forte para o continente. Nos distritos a norte do sistema montanhoso Montejunto/Estrela o aviso é amarelo e a sul é laranja. Está também previsto, devido à instabilidade atmosférica, fenómenos extremos de vento nos distritos sul do sistema Montejunto/Estrela”, adiantou.

Fote: Lusa

O meteorologista disse que para quarta-feira a instabilidade atmosférica vai manter-se com previsão de precipitação para o território, vento forte e agitação marítima.

O IPMA colocou hoje sob aviso laranja e amarelo todo o país, com exceção do grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria), por causa da previsão de chuva ou aguaceiros por vezes fortes, de granizo e acompanhados por trovoada, vento forte com rajadas que podem chegar aos 90 quilómetros/hora nas terras altas e agitação marítima com ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros.

Em Lisboa, Leiria, Porto, Santa Cruz das Flores, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada prevê-se uma temperatura máxima de14 graus Celsius, em Faro 16, Évora, Beja e Viana do Castelo 15, Bragança 11, castelo Branco e Portalegre 12, Guarda 8 e Funchal 18.