Município de Aljustrel em Campanha de Prevenção e Combate ao Bullying

A Câmara Municipal de Aljustrel associou-se à iniciativa da CPCJ de Aljustrel (CPCJA), que em articulação com o Agrupamento de Escolas de Aljustrel, o Centro de Formação de Aljustrel (IEFP) e diversas entidades e associações concelhias, está a dinamizar uma campanha de prevenção e combate ao bullying, a decorrer durante todo o mês de outubro.

A campanha começou no dia 1, com a publicação, nas páginas de Facebook das entidades que aderiram à iniciativa, da primeira de 31 frases/slogan, selecionadas por um júri, após um concurso lançado, em setembro, às turmas dos 1° aos 9° anos de escolaridade do Agrupamento. Todos os dias de outubro será, assim, colocada uma frase/slogan alertando o público para esta problemática existente mas nem sempre visível, da qual os alunos são vítimas mas também, alguns deles, agressores.

Algumas destas frases/slogans serão pintadas ou grafitadas pelos alunos dessas turmas num mural que ficará numa das paredes do Jardim 25 de Abril.

No dia 17 de outubro, às 21 horas, no auditório da Biblioteca Municipal realizar-se-á uma sessão de sensibilização, subordinada ao tema “Estratégias Práticas para a Família e para a Escola”,  destinada a alunos, pais, famílias, professores, educadores e a todos os interessados.
Esta sessão será dinamizada por Luís Fernandes, psicólogo e coautor de vários livros sobre a problemática do bullying e do cyberbullying.

No dia 20 de outubro, Dia Mundial de Combate ao Bullying, sob o mote mundial “Stop Bullying”, a CPCJA convida a população a sair de casa, vestida de azul-escuro e a ir visitar o mural no jardim público.

Também a Escola Básica Dr. Manuel de Brito Camacho, o Centro Escolar e as escolas das freguesias terão os seus próprios murais, com o objetivo de sensibilizar e ajudar a refletir sobre a responsabilidade que todos temos no combate ao bullying.

No dia 30 de outubro, a Biblioteca Municipal irá receber Jorge Rio Cardoso, professor universitário e autor de vários livros, que falará sobre o sucesso educativo aos alunos de algumas turmas do 3° ciclo do ensino básico. Às 21 horas, dirigir-se-á a toda comunidade com o objetivo de incentivar e motivar alunos, professores e famílias para este assunto.

Fonte: CMA

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*