Museu de Aljustrel debate “ABRIL de 1974: Ressonâncias Contemporâneas no Alentejo”

museu aljustrelO Museu Municipal de Aljustrel, recebe dia 5 de Abril, um colóquio subordinado ao tema “ABRIL de 1974: Ressonâncias Contemporâneas no Alentejo”, organizado pelo Município de Aljustrel, integrado nas comemorações dos 40 anos do 25 de Abril, e no âmbito dos Encontros de Primavera do NUOME – Núcleo de Oralidade, Memória e Esquecimento do NINOM.

Haverá Intervenções dos oradores, Miguel Rego (C.M.C.V.), Constantino Piçarra (U.N.L.), Artur Martins e Silvia Mestre (C.M.A.), a respeito dos temas: “Imagens da primeira manifestação depois de abril em Castro Verde; “A revolução nos campos do sul: 1974-1976”; “O 25 de Abril na memória coletiva de Aljustrel: projeto para a construção de um Arquivo de Memória Oral”; “Debate: Usos da memória no MUMA”. Da iniciativa constará ainda um passeio pedrestre pelo Centro Histórico da vila mineira.

Do interesse de um pequeno grupo de museólogos e museólogas por esta área dos estudos do património, surgiu o grupo NUOME (Núcleo da Oralidade, Memória e Esquecimento). Este grupo tem o propósito de aprofundar o potencial de inovação museológica oferecido pela perspetiva da Museologia Social.